Ações e campanhas virtuais vieram impulsionar realização de negócios

19/05/2021
Ações e campanhas virtuais vieram impulsionar realização de negócios

O mundo digital veio impulsionar a realização de negócios em plena pandemia e no setor imobiliário não foi exceção. Se em 2019 o processo de compra e venda de um imóvel feito à distância podia parecer inimaginável, hoje a realidade é bem diferente, motivada pela necessidade de nos adaptarmos a uma nova forma de trabalhar e fazer negócios. Desde visitas virtuais a assinaturas de contratos, a agilidade do digital veio manter este setor ativo mesmo em período de pleno confinamento.

Neste contexto, as ações comerciais online de imobiliário ganharam ainda mais projeção e destaque pela sua acessibilidade e segurança. “Como sabemos, as novas formas de fazer negócio ligadas à tecnologia têm mantido o mercado imobiliário ativo e a ação comercial ‘Oferta Certa’, produzida e dinamizada pela UON com os imóveis do Millennium bcp é uma delas”, disse ao Público Imobiliário fonte do Banco.

A ação “Oferta Certa”, que decorrerá até 31/07/2021, comporta 54 imóveis de cariz residencial, com localizações em 11 distritos do país como Braga, Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém. Viana do Castelo e Vila Real. Falamos de apartamentos, moradias e terrenos para construção de moradias, destacando-se, neste último segmento, e no distrito de Vila Real, em Valpaços, um terreno com 1.337 m2 onde já está edificada uma moradia V4, inacabada, mas em boa fase de construção. São imóveis que se localizam em localidades mais do interior, mais rurais e que, em alguns casos necessitam de obras de remodelação e atualização. Mas são zonas procuradas pela sua simplicidade e pela sua capacidade de unir as pessoas à natureza, à tranquilidade e segurança que cada vez mais se anseiam, sem deixarem de estar próximas dos espaços culturais, do comércio e serviços de utilização diária.

Maior interação com os clientes

“A ação comercial vem ao encontro de uma maior interação com os clientes que se exige no mercado, dinamizando não só a relação e a possibilidade de estes proporem o seu preço de compra, mas também a facilidade com que os canais digitais facilitam a interface entre interesses, necessidades e novas formas de fazer negócios, quer sejam por empresas, quer sejam, cada vez mais por particulares”, menciona o Millennium bcp. Para esta instituição financeira, a ação “Oferta Certa” é mais um processo ágil que se enquadra nesta realidade, como forma de divulgação e promoção dos imóveis online, com vídeo e reportagem fotográfica realizados pela UON, parceira do Banco.

“Em termos de operativa, os clientes inscrevem-se na plataforma online da UON, e propõe um valor para o imóvel pretendido. Se este valor for igual ou superior ao Valor de Oferta Certa definido pelo Banco, é automaticamente aprovado, recebendo o cliente de imediato, por e-mail, essa informação. O Lote em causa fica reservado até à assinatura do Contrato Promessa de Compra e Venda CPCV (72 horas posteriores à aprovação) após o que é fechado”.

Novos desafios

Ana Ferro, diretora comercial da UON, corrobora a ideia de que em 2020 a pandemia da COVID19, os confinamentos, as dificuldades com as visitas, as restrições com a realização de eventos públicos, vieram lançar novos desafios que impuseram a normalização de mecanismos com visitas virtuais, vídeos, fotos 360, que permitissem aos possíveis interessados uma visualização dos imóveis, reduzindo o contacto presencial ao mínimo possível. “O pacote de imóveis entregue pelo Millennium bcp à UON Imobiliária, para divulgação e venda, sob a designação de Oferta Certa, permite ao cliente fazer a sua proposta de valor para cada imóvel”, diz a responsável.

Quando o participante, após conhecer o imóvel seja por visita presencial ou virtual, quiser apresentar proposta para algum lote, deverá inscrever-se no site da UON (www.leiloesimobiliarios.pt) para registo prévio. “Será de seguida contactado por e-mail pela empresa a solicitar todos os dados necessários após o que lhe será dado acesso para validar a inscrição e um número de Raquete Virtual. No site mencionado poderá consultar as instruções que agilizarão este processo de inscrição”.

Até às 15 horas do dia 31 de julho, o cliente previamente inscrito pode propor um valor. Se este for igual ou superior ao Valor de Oferta Certa é automaticamente aprovado, recebendo, por e-mail, essa informação. O lote em causa fica reservado até à assinatura do CPCV, após o que é fechado e considerado vendido. “Sendo a oferta inferior ao Valor de Oferta Certa, cada interessado no imóvel poderá sempre incrementar a proposta até atingir o valor definido”.

Condições contratuais a serem subscritos pelos Clientes adquirentes de imóveis

- Prazo para escritura: 60 dias a contar da data da assinatura do CPCV, com

pagamento de sinal.

- Sinal de 2.000€ para imóveis de valor inferior ou igual a 100.000€ ou 5% do valor de venda dos imóveis para valores superiores.

- Possibilidade de 1 prorrogação de 30 dias, contra reforço de sinal mínimo de 5% do preço do imóvel.