Adene incentiva à eficiência e responsabilidade no consumo de energia

01/06/2022
Adene incentiva à eficiência e responsabilidade no consumo de energia

Sensibilizar, motivar e mobilizar os cidadãos para a necessidade de uma maior eficiência energética é um dos grandes objetivos do Dia Nacional da Energia que se celebrou no passado dia 29 de maio. Um dia que pretende, ainda, fomentar uma utilização mais sustentável de recursos e das fontes de energia renovável, para além de promover uma maior democratização do acesso e uso da energia de forma a combater a pobreza energética e a termos uma sociedade cada vez mais informada. “Devemos celebrar o Dia Nacional da Energia, todos os dias. Está na génese de todas as atividades que desenvolvemos enquanto Agência Nacional de Energia”, disse ao Público Imobiliário Nelson Lage, presidente da ADENE.

Por isso, durante um mês, esta agência pretende assinalar a energia para lembrar o seu desígnio enquanto instituição “e enquanto portugueses, já que Portugal foi o primeiro país a assumir o compromisso da neutralidade carbónica até 2050. Esta é uma meta de todos nós. Esta é uma responsabilidade de cada português”.

Durante um mês, a ADENE reforçou a aposta na informação, formação, literacia energética e mudança nos padrões de comportamento através de ações específicas, comunicando a energia “para miúdos e graúdos e, durante este mês, este é o nosso contributo adicional para uma maior eficiência e responsabilidade no consumo de energia (e água)”.

Debate dia 8 de junho

Para materializar esta intenção, já no próximo dia 8 de junho, a ADENE preside o evento “Promoting energy and water use reduction at national and local levels”. Este debate, está, assim, incluído no programa do mês da energia e no âmbito da presidência da rede EnR e da primeira reunião presencial dos seus membros desde o início da pandemia COVID-19. O evento reúne agências nacionais de energia, atores locais e outras partes interessadas que, em dois painéis, irão debater sobre respostas estratégicas a curto, médio e longo prazo à atual crise energética na Europa, a importância do equilíbrio entre as três dimensões do trilema energético (segurança, acessibilidade e sustentabilidade), a importância do foco na eficiência energética e na descarbonização, e a necessidade de identificar formas de desbloquear oportunidades de ação colaborativa entre atores nacionais e locais. Este evento contará com a participação do Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba, na abertura e do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, no encerramento.

Aliás, a ADENE assumiu, este ano, a presidência da Rede Europeia de Energia (EnR – European Energy Network), algo que considera como uma oportunidade única para reforçar o papel de Portugal junto dos parceiros europeus, “dando relevância à nossa posição enquanto Agência para a Energia e confirmando a crescente importância geoestratégica do nosso país no contexto europeu e extraeuropeu”. Ao assumirem a presidência desta importante rede, constituída por 24 agências nacionais de energia de países na Europa, a ADENE terá ainda a possibilidade de lançar novos desafios e levar novas abordagens para os temas da energia, diz a agência.