Alcobaça cativa residentes mas luta contra falta de oferta imobiliária

27/07/2022
Alcobaça cativa residentes mas luta contra falta de oferta imobiliária

Alcobaça é um território vasto, diversificado e multifacetado, situado entre a serra e o oceano. A cidade, onde os rios Alcoa e Baça se unem, alia história, paisagem, lazer e património, tendo no Mosteiro a sua imagem de marca.

Assumindo a sua condição de lugar histórico e essencial na fundação de Portugal, Alcobaça tem apostado na criação de rotas turísticas, de grandes eventos culturais realizados nos seus monumentos, assim como em percursos interpretativos pelo património ambiental.

Segundo a câmara municipal, é também um concelho onde a qualidade de vida é uma meta permanente, onde as preocupações com o bem-estar social se refletem na satisfação dos que aqui habitam.

Mas Alcobaça vai muito para além do turismo, efetuando uma análise à distribuição da população por setores de atividade, assiste-se, ao longo dos últimos períodos censitários, a uma terciarização da economia local; ou seja, uma migração das atividades dos setores primário (agricultura e pesca) e secundário (indústria) para o setor terciário, mais focado nos serviços. Este último surge como responsável, em 2011, por 57,6% do emprego gerado no concelho, seguido do setor secundário (37,6%) e do primário (4,7%). Assim, em 2011 encontravam-se 1102 pessoas ao serviço no setor primário, 8770 no setor secundário e 13431 no setor terciário.

E se em 1991 0,7% da população residente no concelho tinha nacionalidade estrangeira, em 2011, essa percentagem evoluiu para 2,7%. A freguesia com mais pessoas residentes com nacionalidade estrangeira é a de S. Martinho do Porto com 7,8%, seguida por Alcobaça (4,9%), Aljubarrota - Prazeres (3,1%), Benedita (2,9%) e Alfeizerão (2,8%).

A região, que tem vindo a, cada vez mais, conseguir cativar residentes, quer nacionais quer estrangeiros, luta, no entanto, contra a falta de oferta na área da habitação.

Loteamento na Quinta da Barrada

Neste enquadramento, o Millennium bcp tem à venda lotes junto à cidade de Alcobaça. O preço é sob consulta e o Banco poderá analisar propostas de compra para as várias fases do projeto.

Este importante loteamento, de desenvolvimento da cidade de Alcobaça, localiza-se na Quinta da Barrada, com as obras de urbanização aprovadas pela Câmara Municipal para habitação unifamiliar e plurifamiliar, comércio e serviços. A Área Bruta de Construção (ABC) total é de 151.950 m2.

A região tem uma boa atividade económica, estando este loteamento servido por bons acessos rodoviários e um excelente enquadramento paisagístico, junto ao rio e Parque Verde, com vista para a Serra de Aire e serra dos Candeeiros. Está projetado a construção de um parque urbano e de um campo desportivo no local, existindo já superfícies comerciais de relevo.

Composto inicialmente por 159 lotes, o atual projeto de operação de loteamento aprovado pela Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) contempla 103 lotes e foi definido tendo por base adequar o espaço, em termos de usos e de tipologias, ao mercado atual, dando primazia à habitação unifamiliar isolada, associando as infraestruturas urbanas já iniciadas a novos lotes destinados a moradias com maior procura e remeter a edificação de maior densidade para as zonas onde as infraestruturas ainda não se iniciaram.

Os lotes situam-se na freguesia de Évora de Alcobaça, concelho de Alcobaça, com acesso através da Via de Cintura Interna. A rápida ligação à N8 confere-lhe um bom acesso rodoviário, nomeadamente ao IC2 e em conjunto com a variante N.8-4 às saídas n.º21 e 22 da autoestrada A1, permitindo a posterior ligação direta à restante rede de autoestradas que atualmente servem a zona Centro do país.

Do total dos 103 lotes pertencentes ao loteamento, apenas se encontram edificados os lotes 2 e 5 do projeto, ocupados respetivamente pelo Pingo Doce e pela Decathlon, os quais não fazem parte dos lotes pertença do BCP, tal como os lotes 1 (instalação de um posto de combustível) e os lotes 3 e 4 propriedade da Câmara Municipal de Alcobaça, onde vai ser edificado um posto de Comando da GNR.

Millennium