ALEP e Câmara do Porto assinam protocolo para qualificar alojamento local

21/05/2025
ALEP e Câmara do Porto assinam protocolo para qualificar alojamento local

A ALEP – Associação do Alojamento Local em Portugal e a Câmara Municipal do Porto assinaram na última semana um protocolo de cooperação para qualificar o alojamento local na Invicta.

Em comunicado, pode ler-se que esta nova parceria “é fruto do trabalho de qualificação do AL que a ALEP tem vindo a desenvolver com as câmaras municipais, e no qual a Câmara Municipal do Porto foi pioneira através da colaboração de longa data com a delegação Porto/Norte da associação”.

O protocolo visa estabelecer formas de colaboração entre o município e a ALEP, que representa o setor, na dinamização de iniciativas no âmbito da promoção e capacitação dos agentes económicos do setor do alojamento local, de forma a tornar o Porto num dos destinos mais sustentáveis e competitivos na área do turismo.

A cerimónia de assinatura do protocolo contou com a presença de Catarina Santos Cunha, vereadora da Câmara Municipal do Porto com o pelouro do Turismo e da Internacionalização, do presidente e do vice-presidente da ALEP.

Para Nuno Trigo, vice-presidente da ALEP e responsável pela delegação Porto/Norte, “a Câmara Municipal do Porto sempre se demonstrou bastante aberta a colaborar e trabalhar lado a lado com a associação, e é um enorme gosto partilhar o resultado desse trabalho, no sentido de tornar o AL uma oferta competitiva e qualificada no município”.

Por sua vez, Eduardo Miranda, presidente da ALEP, acredita que “este protocolo resulta do excelente trabalho da delegação Porto/Norte, na pessoa do Nuno Trigo, que juntamente com a Câmara Municipal do Porto têm desenvolvido enormes esforços no sentido de promover a sustentabilidade do AL enquanto pilar essencial do Turismo em Portugal”.

A Invicta conta atualmente com 10.300 registos de AL no RNAL. Segundo o Eurostat, o AL tem sido um pilar do desenvolvimento do turismo na cidade, representando mais da metade das dormidas turísticas.