APEGAC lança Prémio Condomínio Verde

26/04/2023
APEGAC lança Prémio Condomínio Verde
o Prémio Condomínio Verde foi apresentado durante a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, a 29 de março

Com o objetivo de “sensibilizar quem vive em condomínio para as causas ambientais, incluindo a sustentabilidade dos edifícios”, a Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios – APEGAC lançou o Prémio Condomínio Verde.

O galardão vai premiar, anualmente, os condomínios que “demonstrem ter realizado ações ou projetos de interesse e valorização nas áreas da gestão ambiental, redução do consumo de energia, criação de fontes de energia renovável, valorizando, desta forma, a proteção do meio ambiente e aplicação de materiais e equipamentos que contribuam para reduzir o impacto carbónico do edifício e melhorar a qualidade de vida dos seus utentes”. Vai distinguir o melhor projeto e será o pontapé de partida pada a criação do ranking nacional de condomínios verdes, reconhecendo todos os participantes e não apenas o vencedor.

Vítor Amaral, presidente da APEGAC, destaca que “há 20, 30, 40 anos não havia a preocupação que hoje há com as questões ambientais e este prémio pretende focar-se na preocupação com a redução do consumo de energia, da pegada ecológica e a aplicação ideal de equipamentos que reduzam o impacto carbónico”. Este responsável está convicto de que “os nossos edifícios não estão preparados para proporcionar a melhor qualidade de vida a quem neles reside, nomeadamente, cerca de cinco milhões de pessoas, que não têm a qualidade térmica, nem acústica e materiais construtivos que sejam ecologicamente limpos”.

O Prémio Condomínio Verde é destinado a todos os condomínios portugueses. Conta com o apoio da Secretaria de Estado do Ambiente. As inscrições estão abertas.