APEGAC marca presença no 1º Summit sobre Gestão de Condomínios

25/11/2025
APEGAC marca presença no 1º Summit sobre Gestão de Condomínios

Itapema, em Santa Catarina, no Brasil, acolheu a 25 de outubro o 1º Summit sobre Gestão de Condomínios, reunindo cerca de 300 profissionais do setor, entre administradores e gestores de condomínios. 

A APEGAC também esteve presente, e Vítor Amaral, presidente da direção da APEGAC, foi um dos oradores convidados, abordando o tema “Tendências internacionais e inovação na gestão de condomínios”. Na sua intervenção, destacou o papel crescente da tecnologia e da Inteligência Artificial na gestão profissional de condomínios, bem como a necessidade de adaptação constante das empresas portuguesas. “Inovar já não é uma opção, mas sim o caminho, se queremos ser a opção dos condóminos. Inovar é fazer diferente, é mudar rotinas e aceitar as mudanças com proatividade. Só assim os administradores poderão responder melhor aos desafios diários, com mais rapidez, eficácia e qualidade”, afirmou.

O presidente da APEGAC sublinhou ainda que a inovação permite reduzir custos, melhorar serviços e aumentar a competitividade, sendo essencial começar por identificar processos passíveis de automatização.

Durante a palestra, Vítor Amaral apresentou também as principais diferenças entre os regimes jurídicos da propriedade horizontal em Portugal e no Brasil, nomeadamente a existência (no Brasil) de figuras como o síndico e o conselho fiscal, inexistentes em Portugal, bem como regras distintas no direito de voto em assembleia. “Enquanto em Portugal todos os condóminos, mesmo os devedores, mantêm o direito de votar, no Brasil quem não cumpre as suas obrigações não pode participar nas assembleias. Esta diferença tem um impacto direto na estabilidade e eficácia da gestão de condomínios”, explicou.

Entre os principais desafios do setor em Portugal, Vítor Amaral destacou a falta de regulação, a escassez de mão de obra qualificada e a crescente exigência dos condóminos, fatores que exigem das empresas maior profissionalismo e capacidade de adaptação.

O encontro incluiu ainda dois painéis de debate sobre “Aspetos legais e desafios atuais na gestão de condomínios” e “Experiências práticas e estratégias de atuação”, nos quais ficou claro que os problemas e desafios enfrentados por administradores portugueses e brasileiros são, em muitos aspetos, comuns.

Durante o evento, Luís Pardal, diretor do Síndicos Planning, lançou o convite à criação de uma comitiva empresarial brasileira para participar no VII Congresso da APEGAC e III Feira do Condomínio, a realizar-se em Lisboa, em novembro de 2026, reforçando as pontes de cooperação entre os dois países e promovendo novas oportunidades de negócio transatlânticas.

A visita de Vítor Amaral ao Brasil incluiu também um encontro na sede da AMPE – Associação de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina, em Blumenau, onde reforçou o convite à participação no próximo congresso da APEGAC, já com a presença confirmada de várias empresas brasileiras do setor.