O número 555 da rua do Almada, no centro do Porto, vai ter um novo projeto de habitação, o Almada 555, atualmente em construção, pela mão da Aspire. Terá 8 apartamentos, dois T0 e seis T1, além de um espaço comercial.
Em entrevista ao Público Imobiliário, a promotora explica que “este projeto reflete um conceito inovador e emocional de habitação. Aqui, a arquitetura histórica encontra o design contemporâneo, preservando a autenticidade da cidade enquanto redefine a forma como vivemos e nos conectamos com os espaços. Mais do que um empreendimento, o Almada 555 é uma experiência”.
A ideia passa por não só construir casas, mas por “criar um feeling, uma nova maneira de habitar e experienciar o espaço. Mantendo a fachada original, respeitando a identidade do Porto, o projeto introduz uma surpresa: pequenas casas na parte posterior da propriedade, integradas na natureza, como se o jardim e o espaço habitacional fossem um só. A fusão entre interior e exterior é total – cozinhas e quartos em vidro que se dissolvem na vegetação, permitindo que a luz natural inunde os espaços sem comprometer a privacidade”. Esta abordagem cria “um refúgio natural no centro da cidade”.
Espaços verdes em destaque
Os jardins são um dos grandes destaques do Almada 555. Os espaços verdes são integrados “para promover a biodiversidade urbana e proporcionar uma experiência única de conexão com a natureza, mesmo no centro da cidade”.
Os jardins envolvem todos os blocos de apartamentos, proporcionando “não só um toque de natureza no coração da cidade, mas também uma verdadeira sensação de refúgio, proporcionando aos residentes um ambiente sereno e revitalizante”, descreve a Aspire.
Por outro lado, as amplas varandas “permitem desfrutar de uma vista privilegiada sobre o vibrante centro histórico do Porto. Seja para um momento de relaxamento ou para contemplar a cidade, estas varandas reforçam a conexão entre o interior e o exterior, trazendo luz natural e amplitude para cada espaço”.
Um projeto que honra a história e identidade do Porto
A Aspire considera que “a essência do Porto está na sua história, e o Almada 555 honra essa identidade ao recuperar elementos dos edifícios originais”. As fachadas serão mantidas e restauradas, preservando a traça arquitetónica que torna esta zona tão única. Além disso, sempre que possível, paredes, estruturas e materiais existentes serão reutilizados ou integrados na nova construção, reduzindo o desperdício e promovendo um ciclo sustentável de reaproveitamento”. Todos os projetos da Aspire são assinados por Riccardo Cannatá, do atelier Cannatá & Fernandes.
Para garantir o melhor conforto e aproveitamento energético, o edifício tem isolamento térmico e acústico de alto desempenho ou janelas amplas e estratégicas para favorecer a entrada de luz natural, reduzindo os consumos e reforçando a sensação de fusão entre interior e exterior.
Para quem procura luxo e “uma verdadeira joia no coração do Porto”
O Almada 555 foi desenvolvido a pensar “num público sofisticado, que valoriza a exclusividade e a arte de bem viver. Dirigimo-nos a um segmento de luxo que não busca apenas um imóvel, mas sim uma peça rara – uma verdadeira joia no coração do Porto”, refere a Aspire. Estes clientes são “apreciadores de arquitetura, arte e lifestyle, que reconhecem o valor de um espaço com alma e história, reinventado para oferecer um novo conceito de habitação”.
O principal público-alvo são os clientes estrangeiros, mas a Aspire quer atrair também compradores portugueses. “Acreditamos que a diversidade entre residentes estrangeiros e locais enriquece ainda mais o centro histórico do Porto, criando um equilíbrio perfeito entre tradição e inovação, entre o cosmopolitismo e a identidade autêntica da cidade”.
As obras de construção arrancaram em abril de 2024, e deverão ser concluídas até dezembro deste ano. O investimento global ascende aos 1,2 milhões de euros, até ao momento.
Na mesma rua do Almada, a Aspire tem outro projeto em desenvolvimento, o Almada 109, e confirma o objetivo de “contribuir para a revitalização desta área, trazendo projetos diferenciadores que respeitam o passado da cidade, mas que, ao mesmo tempo, elevam a experiência de habitação urbana para um novo patamar”.
Millennium bcp “tem sido um parceiro essencial” da Aspire
Para a Aspire, “o Millennium bcp tem sido um parceiro essencial no sucesso dos nossos projetos. O apoio estratégico do banco solidificou a nossa aposta na promoção imobiliária de excelência, permitindo-nos avançar com confiança e segurança na concretização da nossa visão”.
“Mais do que um banco, o Millennium bcp é parte integrante da equipa Aspire. A relação próxima e a colaboração contínua, nomeadamente com a sucursal Braga Negócios, refletem uma parceria baseada em confiança mútua e compromisso. Para nós, não existem barreiras entre os diferentes intervenientes – encaramos todos como parte de um mesmo objetivo. Conseguir este nível de apoio significa que acreditam na nossa visão e no impacto positivo que queremos trazer para o mercado imobiliário da cidade. Acreditamos que esta parceria continuará a ser um pilar fundamental para os nossos futuros projetos, reforçando o compromisso de ambas as partes em elevar os padrões da habitação no Porto”.