Atelierdacosta vence Prémio Jovens Arquitectos

05/04/2023
Atelierdacosta vence Prémio Jovens Arquitectos

O projeto de arquitetura Casa de Férias, assinado pelo Atelierdacosta, foi o grande vencedor da 2ª edição do Prémio Jovens Arquitectos, uma iniciativa da revista Vida Imobiliária, em coorganização com os arquitetos Marco Roque Antunes, Paulo Serôdio e Paulo Durão, mentores do podcast Arquitectura Agora.

Patrícia Robalo, membro do júri do Prémio Jovens Arquitectos, referiu na cerimónia de entrega dos prémios que esta edição ficou marcada por candidaturas de “elevada qualidade arquitetónica. O júri teve a honra de analisar e discutir sobre um conjunto de edifícios que muito dignificam a prática da arquitetura na sua capacidade de humanizar, organizar e materializar o espaço através do desenho e de uma aprendizagem reflexiva. Coube ao júri a tarefa exigente de destacar os três projetos que se destacam”.

2.jpg

Situada em Esposende, esta habitação em espaço rural é desenvolvida a partir de uma planta quadrada de 10 metros de lado, o que, segundo a descrição do projeto, permite “compatibilizar uma visão informal do habitar de espaços comuns livres, amplos e abertos com a contenção da intervenção na paisagem, concretizando uma construção compacta que mantém a maior parte do terreno permeável e natural”. Um projeto que reflete “uma linguagem arquitetónica muito própria, onde a leitura do exterior e o desenho dos alçados refletem a variação da espacialidade interior. Assume, simultaneamente, a natureza dos materiais num diálogo permanente entre as soluções construtivas e o seu valor estético e cultural”.

De acordo com o júri do galardão, o projeto da Casa de Férias evidencia várias preocupações com o controlo dos custos da obra, cruzamento entre os sistemas construtivos tradicionais e a pré-fabricação; sistemas passivos de ventilação, sombreamento e iluminação; ou o uso qualitativo dos materiais de produção industrial.

Em segundo lugar do Prémio Jovens Arquitectos ficou o projeto do Edifício General Silveira, no Porto, assinado pelos ateliers ATA Atelier e Entre Tempos. Em terceiro lugar, o projeto do Centro Interpretativo do Vale do Tua, assinado pelo Rosmaninho + Azevedo Arquitectos.

Nesta segunda edição, o Prémio Jovens Arquitectos recebeu cerca de 45 candidaturas. Em nome da organização, Paulo Serôdio comentou na ocasião que “para nós, é sempre um prazer estar ligados à arquitetura. Este prémio significa mostrar a arquitetura a um público mais geral. Achamos que os arquitetos mais novos têm poucas oportunidades para mostrar o seu trabalho, saudamos esta iniciativa da Vida Imobiliária. Contem sempre connosco como entusiastas da arquitetura”.