Através da reabilitação urbana, SCML “reforça a sua missão junto da comunidade”

10/04/2024
Através da reabilitação urbana, SCML “reforça a sua missão junto da comunidade”
Edifício em reabilitação na rua de São Paulo

Investir na criação de mais oferta de habitação, nomeadamente de habitação acessível, continua a ser prioridade para a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que está a investir 18 milhões de euros no desenvolvimento e recuperação do seu património na cidade.

Em entrevista ao Público Imobiliário, no âmbito do apoio à Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, que se realiza de 9 a 11 de abril, SCML avança que, desta forma, a instituição “reforça a sua missão junto da comunidade”, pois “ao reabilitar património que devolve à cidade, contribui, também, para mitigar os problemas de habitação que hoje existem”.

O investimento segue, mesmo com desafios: “além das consequências que ainda se fazem sentir do contexto inflacionista e pós-pandémico, as empresas continuam com falta de mão de obra e de materiais, situação agravada pelo grande número de obras em todo o país para dar resposta aos financiamentos PRR”. Um contexto que impacta diretamente a estratégia da SCML para o património, “com óbvias implicações no andamento das empreitadas e no cumprimento dos respetivos prazos”. Mas a instituição garante que “estamos cá para ultrapassar esses desafios e continuar a desenvolver a nossa missão, garantindo a reabilitação do vasto património imobiliário da Santa Casa para as suas mais diversas funções”. 

Nesta ótica, o desafio para 2024 passa por “concluir as empreitadas em curso, nos prazos impostos pelos PRR, e continuar na busca de financiamento para desenvolvermos o conjunto de obras que temos em pipeline, designadamente na área da saúde”. 

Edifício em reabilitação na rua dos Lagares
Edifício em reabilitação na rua dos Lagares

Novas obras em andamento reforçam oferta de habitação e apoio social

Na rua Manuel de Arriaga, rua de São Paulo e rua dos Lagares, a SCML está a reabilitar três edifícios destinados a habitação para arrendamento. Vão dar origem a 30 frações T0 a T3. O investimento recorre a fundos do IFRRU.

Já o Edifício Fontana está atualmente em fase de conclusão, e vai reforçar a oferta de habitação com mais 32 casas no mercado de arrendamento, também com tipologias T0 a T3.

Através da sua política de património, a SCML também reforça a sua missão na resposta social às populações. Com recurso à linha PRR - Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, a SCML está a recuperar outros 5 edifícios que terão capacidade para mais de 100 utentes, para pessoas em situação de emergência ou risco social, como a população sem-abrigo, vítimas de violência doméstica, requerentes de asilo ou refugiados.

Projeto da rua Manuel de Arriaga
Projeto da rua Manuel de Arriaga

O Centro de Apoio Social dos Anjos (CASA) é exemplo disso. Este espaço da SCML, está a ser totalmente remodelado, com recurso a financiamento que resultou de um legado de uma benemérita da Santa Casa, Cesarina Vieira. Atualmente, está aberto 24 horas por dia, todos os dias do ano, que pretende dar resposta a todas as necessidades das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, distribuindo 200 almoços e 130 jantares por dia.

Adicionalmente, estão a ser feitas obras na Residência de Autonomização e Inclusão Integrada do Instituto Condessa de Rilvas, que vão permitir criar 5 novos lugares para utentes. Mais uma obra que recorre a financiamento do PRR direcionado à Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais.

O plano de investimento em curso recorre a financiamento externo, quer do Plano de Recuperação e Resiliência, quer da linha de empréstimo bonificado do IFRRU. Segundo a instituição, o esforço de financiamento foi grande, e levado a cabo através de várias candidaturas sucessivas ao PRR, “com prazos muito apertados, quer para apresentação das candidaturas, quer para a conclusão das respetivas obras”. No entanto, “atingimos o nosso objetivo, e temos, neste momento, 17 empreitadas em curso”.

Obra na rua da Beneficiência
Obra na rua da Beneficiência

Novos projetos na cultura e saúde 

Na área da cultura, também central para a SCML, a instituição já concluiu a recuperação do Palácio de São Roque, e prepara-se para abrir aqui o Museu Casa Ásia, muito em breve. Esta “é uma obra fantástica, que vai contribuir para o enriquecimento do Polo Cultural da Santa Casa e da oferta cultural da cidade de Lisboa”. 

Na ação social, está concluído o Edifício de Monsanto, uma benemerência da Nestlé, que abre este ano como residência sénior. A bom ritmo, seguem as obras de requalificação do Centro de Reabilitação de Alcoitão, que “vai permitir adequar as funcionalidades daquele hospital, que data de 1966, às necessidade e exigências hospitalares dos dias de hoje”.

Ainda na área da saúde, a SCML destaca também que a linha de financiamento do PRR para os Cuidados Continuados “já abriu, e submetemos duas candidaturas, para a construção da Unidade de Dia e Promoção de Autonomia para Cuidados Continuados e para a execução do projeto da Unidade de Cuidados Continuados Pediátricos, ambos no complexo da Estrela. Estes projetos estavam suspensos e foram agora retomados”. 

SCML vai disponibilizar 100 habitações no Programa Arrendar para Subarrendar 

A SCML “tem procurado ser um parceiro das entidades públicas centrais e locais na criação de respostas no domínio da habitação na cidade de Lisboa”. A instituição destaca que, no âmbito do Programa Arrendar para Subarrendar, a instituição “celebrou um protocolo com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana que prevê a disponibilização pela SCML de 100 frações para arrendamento acessível”. Dessas, já foram entregues 50 frações ao IHRU e celebrados os respetivos contratos de arrendamento. “Numa segunda fase, serão celebrados contratos para mais 50 frações, logo que terminem as respetivas obras”.