Aveiro está entre os distritos com menor concentração de imóveis

07/07/2021
Aveiro está entre os distritos com menor concentração de imóveis

O mercado imobiliário de Aveiro, na região centro do País, entre as cidades do Porto e Coimbra, registou um forte crescimento nos últimos anos, em grande medida por força da reabilitação urbana, a que não foi alheio o crescimento do turismo. E apesar de os últimos 18 meses não terem sido propriamente favoráveis ao mercado, esta região tem conseguido manter uma dinâmica sustentada, apesar da oscilação de preços.

O Millennium bcp tem procurado, consecutivamente, encontrar formas de chegar ao mercado e de promover os seus imóveis, que sejam mais digitais e mais ativas para o comprador, também ele mais próximo da comunicação online, até para se ajustar às constantes restrições que a nova realidade implica.

Apesar de sabermos que as vendas de imóveis só serão efetivamente realizadas depois de passar pelas bases da mediação tradicional, que envolvem fundamentalmente o contato pessoal entre vendedor e cliente e a visita – a qual até já se realiza de forma virtual, embora a decisão final de compra se faça depois de uma presença física, no imóvel, na sua maioria –, as modalidades de promoção são cada vez mais online, mais praticas e mais especializadas.

As pessoas acedem já de forma natural e imediata às plataformas digitais e sites para fazerem as suas pesquisas, conhecerem os imóveis disponíveis no mercado, receberem documentação dos mesmos para análise e efetuarem os seus primeiros contatos com os vendedores. Estes últimos tornam as apresentações o mais próximas da realidade, com boas fotografias, visitas virtuais, descrições ao pormenor daquilo que cada imóvel representa, e facilitam e agilizam a apresentação de propostas também de forma online.

Ação comercial em Aveiro

A ação de Carta Fechada que o Millennium bcp lança agora para cinco imóveis localizados em Aveiro, e que decorre até ao dia 28 de julho de 2021, tem como pressupostos a possibilidade de os clientes iniciarem a sua pesquisa, consultarem a documentação online, marcar as visitas e até fazerem a sua proposta, saindo dos limites da mediação tradicional.

A escolha de Aveiro é sustentada pelo Banco pelo facto de dados do INE evidenciarem que esta região está entre os distritos com menor concentração de imóveis, ter um património muito apelativo para a reabilitação urbana, e ter sofrido os efeitos causados pela pandemia no contexto do turismo. “Apesar das boas perspetivas para o crescimento da zona nova de Aveiro, e de ser uma região com faixa litoral, tem freguesias mais interiores e que poderão ser muito atrativas para particulares que procuram uma nova 1ª habitação, bem como para pequenas empresas e empresários em nome individual com atividades de suporte e apoio às populações locais”, explica o Millennium bcp.

Apesar de já terem seguido este formato em ações recentes, o Banco continua a sentir motivação do mercado e as expetativas são positivas focando agora uma região e um conjunto de imóveis muito específicos.

Aliás, Rui Felgueiras, do Millennium bcp, explicou ao Público Imobiliário que o distrito de Aveiro é bastante industrializado e tem tido um grande crescimento no segmento de transportes e logística, bem como na vertente comercial, quer de médias superfícies, quer de comércio de rua.

“No nosso entender, o mercado português, em geral, tem tido bastante procura pelos investidores estrangeiros e este não deixa de ser um segmento disponível que gostaríamos de abordar”.

No entanto, Rui Felgueiras garante que pelas caraterísticas dos ativos em questão, de localização e de utilização potencial, o Banco acredita que os compradores serão, maioritariamente operadores e investidores nacionais, com objetivos concretos de alargamento da sua atividade, ou até mesmo de investimento, o que, nesta fase de mercado, tem sido também a motivação de alguns compradores.

Os ativos

Da ação faz parte um conjunto de ativos que engloba duas unidades industriais (Refs. 88357 e 34203, em Oliveira do Bairro e Águeda), um terreno para construção de moradias (Ref. 23057, em Oliveira de Azeméis) e duas lojas constituídas por 2 frações cada (Ref. 3765/66 e 3466/67, em Oliveira do Bairro e Ovar)).

Estes ativos, pelas suas caraterísticas, destinam-se a empresas que procuram espaços para armazenagem, logística ou desenvolvimento de uma atividade industrial, empreendedores do ramo comercial para uma oferta de produtos e serviços de utilidade para a população local (mercearia, cabeleireiro, e até escritórios de advogados, solicitadores, entre ouros serviços requeridos) e construtores com interesse em desenvolver uma oferta residencial que vá ao encontro da atual movimentação da procura por 1ª habitação, para fora dos centros das cidades. “Estamos a contar com a experiência da nossa parceira Euro Estates, cuja ação pressupõe, a par da dinamização online, um acompanhamento muito próximo dos possíveis interessados, assim como contamos com o excelente apoio e trabalho habituais da rede comercial do Banco”, explica o Millennium bcp.

Rui Felgueiras admite que as plataformas digitais são, de facto, muito importantes na divulgação e pesquisa de ativos imobiliários mas que, como se perceberá, não atingem todo o tipo de público, nem podem substituir, mas sim complementar, o trabalho comercial que é necessário fazer no terreno, na procura de clientes. “Todos os imóveis incluídos nesta ação são não habitacionais, e por detrás deles, existem características inatas que fazem com que o trabalho no terreno, de contato com clientes, seja feito com base em segmentação”.

Como participar

Os clientes poderão obter informações sobre a ação Carta Fechada Aveiro e agendar visitas através do centro de atendimento telefónico da Euro Estates (226 005 203), entre as 9h30 e as 18h30.

Qualquer pessoa individual ou coletiva que pretenda participar nesta ação deverá apresentar a sua proposta de compra redigida nos termos da minuta subjacente ao respetivo Regulamento (a consultar no site da Euro Estates) e remetê-la em envelope fechado para os escritórios da empresa ou, em alternativa, enviá-la para o e-mail online@euroestates.pt, até às 17 horas do dia do Concurso, 28 de julho de 2021.

Na face do envelope ou no email que contiver a proposta deverá obrigatoriamente referir-se: "Contém proposta para aquisição do imóvel". A abertura das propostas por Carta Fechada terá lugar no dia 28 de julho de 2021, pelas 18 horas na Rua Rainha Dona Estefânia, nº 246 – 4º Andar, Sala 13, no Porto.

No caso da adjudicação do imóvel, o proponente será notificado por email e/ou telefone de que a sua proposta foi a vencedora, recebendo também o respetivo Contrato Promessa de Compra e Venda.

Condições contratuais a serem subscritas pelos Clientes adquirentes de imóveis:

. Sinal de 5% sobre o valor da respetiva adjudicação, nunca inferior a 1.750€.

. O valor remanescente será pago no dia da celebração da escritura pública, no prazo máximo de 60 dias a partir da assinatura do Contrato promessa de Compra e Venda.

. O Contrato Promessa de Compra e Venda deverá ser outorgado num prazo de 2 dias úteis, a acordar.