A zona da Gandarinha, em Cascais, tem um novo projeto de habitação de luxo em construção, o Avilez 104, um investimento de 20 milhões de euros da José Castro & Filhos.
O empreendimento situa-se no centro desta vila, a poucos minutos das praias e da marina. Com uma área de construção total de cerca de 3.050 metros quadrados para habitação, três pisos acima do solo, um recuado e outro em cave, o empreendimento tem 10 apartamentos exclusivos com tipologias T3, T4 e Penthouse, com áreas entre os 237 e os 290 metros quadrados. O estacionamento tem pontos de carregamento para veículos elétricos e também vagas para motociclos.
Em entrevista ao Público Imobiliário, Jacinta Machado, CFO da José Castro & Filhos, explica que o Avilez 104 “é um projeto que se distingue pela sua intemporalidade, requinte e exclusividade — qualidades que estiveram no centro da sua conceção. É pensado para proporcionar uma experiência de luxo e sofisticação, oferecendo apartamentos com áreas generosas, interiores amplos e cuidadosamente desenhados, complementados por varandas espaçosas”.
As facilities do projeto “foram projetadas para elevar o padrão de conforto e bem-estar dos residentes”, e incluem área wellness com ginásio, sauna e sala de massagens, Beauty Corner, lounge interior e exterior, sala de reuniões e biblioteca, piscina exterior com área de espaço Gourmet & Grill e Pet Spa. Existe também uma estação para bicicletas, surf e veículos elétricos.
Jacinta Machado explica que o Avilez 104 foi pensado “para núcleos familiares que procuram associar a essa exclusividade o luxo e as áreas particularmente generosas”. 80% das frações estão vendidas, “reflexo da confiança do mercado na qualidade e exclusividade deste empreendimento único no coração de Cascais”.
O empreendimento está atualmente em construção, que deverá terminar em março do próximo ano.
Um projeto de Vitor Vitorino, a pensar na exclusividade e sustentabilidade
O projeto de arquitetura do Avilez 104 é assinado pelo arquiteto Vitor Vitorino. Foi idealizado com base em três principais linhas orientadoras, a sofisticação, a exclusividade e a integração com a envolvente. Carlos Vilaça, COO da José Castro & Filhos, explica que “a escolha de materiais nobres e intemporais, como o mármore, a madeira natural e os elementos verdes, revela uma clara aposta no luxo discreto e duradouro. A arquitetura privilegia a privacidade e o conforto, com apartamentos de grandes dimensões, pensados ao detalhe para oferecer uma experiência de vida superior. O conceito de bem-estar está presente em todas as áreas comuns, desenhadas para elevar a qualidade de vida, num equilíbrio entre design contemporâneo e funcionalidade. O resultado é um projeto único, que se destaca no mercado de Cascais pela elegância, exclusividade, atenção ao detalhe e luxo”.
A sustentabilidade foi tida em conta “de forma clara e estratégica” na conceção e desenvolvimento do Avilez 104, “refletindo uma preocupação real com a eficiência energética e o impacto ambiental. Isso nota-se desde a escolha dos sistemas técnicos até aos materiais usados”. Carlos Vilaça explica que “todos os equipamentos de piso radiante, aquecimento de águas, ar condicionado e iluminação foram pensados para a máxima eficiência energética, reduzindo consumos e emissões. A fachada com isolamento pelo exterior em sistema de fachada ventilada, o uso de vidros duplos com controlo solar eficaz que reduz significativamente a entrada de calor no interior, sem comprometer a entrada de luz natural, e o controlo de domótico para a climatização e iluminação reforçam esse compromisso. Além disso, há pontos de carregamento elétrico em todas as garagens. O próprio desenho dos espaços exteriores, com grande área permeável e jardins em altura, contribui para uma melhor gestão da água e integração com o ambiente. A sustentabilidade foi integrada não como tendência, mas como um pilar essencial da qualidade e visão do projeto”.

Millennium bcp assegurou “acompanhamento e identificação das melhores opções”
Carlos Vilaça recorda que o desenvolvimento do Avilez 104 “foi, desde o início, um exercício de previsão, visão e superação. Implantar um projeto exclusivo, numa das zonas mais nobres e consolidadas de Cascais implicou uma abordagem cuidadosa desde o planeamento urbanístico até à execução técnica”. Lembra que “um dos maiores desafios foi a integração harmoniosa da arquitetura contemporânea com a envolvente. Além disso, a ambição de oferecer uma vasta gama de comodidades de bem-estar num empreendimento de pequena escala obrigou à compatibilização de espaços, garantindo fluidez funcional sem comprometer a privacidade e o conforto dos residentes”.
Este projeto foi acompanhado pela equipa do Millennium bcp. Para Jacinta Machado, enquanto parceiro, “o banco tem demonstrado um forte compromisso na procura de soluções ajustadas às exigências e especificidades do empreendimento. O seu envolvimento tem sido constante ao longo de todas as fases, assegurando um acompanhamento e a identificação das melhores opções. Não podemos deixar de destacar e agradecer o profissionalismo e a dedicação das equipas envolvidas. A sua disponibilidade e empenho têm sido determinantes, provando que um grande banco se constrói com grandes profissionais”.
