Barlavento-Village: Armação de Pera vai ter 130 novos apartamentos

05/11/2025
Barlavento-Village: Armação de Pera vai ter 130 novos apartamentos

Armação de Pera (Silves) vai ter um novo empreendimento residencial, o Barlavento-Village, um investimento de 55 milhões de euros da BEA BE Environmental Applications.

Situado na rua do Barlavento, este complexo habitacional terá cerca de 130 apartamentos com tipologias T0+1 a T3, distribuídos por 6 blocos.

Em entrevista ao Público Imobiliário, o promotor descreve que “o projeto procura uma harmonia subtil entre modernidade e identidade local. Linhas elegantes, materiais cuidadosamente selecionados e uma organização espacial funcional que se traduz em conforto, luminosidade e uma vivência próxima do mar. Esta nova abordagem confere ao edifício uma imagem distintiva e atual, refletindo o compromisso do promotor com a qualidade, o design e a valorização do espaço habitado”.

Por outro lado, “o empreendimento destaca-se pela qualidade e funcionalidade dos seus espaços interiores, pela luminosidade natural e pela organização inteligente das tipologias, que privilegiam conforto e bem-estar no dia a dia. A proximidade ao centro da cidade e à praia oferece ainda uma experiência urbana completa, com fácil acesso a comércio, serviços e zonas de lazer, transformando a localização em uma das principais comodidades do conjunto”.

Projeto de Ana Viegas reformula projeto com mais de 20 anos

O Barlavento-Village é um projeto assinado pelo Ateliê Ana Viegas, cujas principais linhas orientadoras assentam na reformulação de um projeto original de 2003, ao qual foi conferida uma nova identidade, mais luminosa, contemporânea e funcional. “A organização dos volumes privilegia a integração harmoniosa entre os edifícios, garantindo funcionalidade, luminosidade e leitura arquitetónica coerente do conjunto. O resultado é o reflexo de uma colaboração inspirada entre criatividade e engenharia: um edifício que se reinventa com elegância e contemporaneidade, onde a arquitetura se funde com o bem-estar, e onde cada espaço celebra a harmonia entre forma, luz e vida”.

O promotor recorda que a sustentabilidade foi “um dos pilares orientadores do desenvolvimento deste projeto, refletindo-se em várias dimensões da conceção e execução do mesmo. Desde a escolha de materiais de qualidade, duradouros e de baixo impacto ambiental, à maximização da eficiência energética através de soluções construtivas inteligentes, cada decisão procurou reduzir a pegada ecológica do edifício”.

A orientação solar do projeto privilegia a iluminação natural e as áreas exteriores e comuns foram pensadas para permitir ventilação cruzada e uma circulação mais eficiente do ar.

Para garantir o bom desempenho energético, também serão utilizados sistemas de iluminação LED e equipamentos de baixo consumo que promovem uma gestão energética eficiente e sustentável.

Imagens 3D_v03_AV Arm_Pera0005.jpg

IMAGENS_OBRA_FOTOS OBRA_07.jpg

“Um refúgio junto ao mar”, para morar ou investir

O Barlavento Village está atualmente em fase de construção, e será concluído daqui a um ano e meio, de forma faseada. Os primeiros dois blocos vão estar concluídos em breve, e os dois blocos restantes arrancam posteriormente.

O projeto é pensado “para famílias e para quem procura espaços amplos e luminosos, tanto residentes permanentes como para quem procura um refúgio junto ao mar, para férias ou investimento”, que aqui pode encontrar “uma diversidade de tipologias que assegura uma oferta equilibrada e adaptada a vários perfis de utilizadores”.

A comercialização está em andamento, e “a aceitação por parte do mercado tem sido muito positiva, apesar de o edifício ainda se encontrar nos primeiros estágios da obra, já verificamos um interesse significativo por parte de potenciais compradores, alinhado com as nossas expetativas e reforçando a relevância do projeto no mercado local”.

Imagens 3D_13.jpg

Imagens 3D_10.jpg

Millennium bcp é parceiro do projeto 

O desenvolvimento deste projeto foi acompanhado pelo Millennium bcp. Para o promotor, o banco “tem sido um alicerce importante para o avanço das estratégias definidas pela empresa no que concerne ao seu crescimento e sustentabilidade, proporcionando ao grupo a possibilidade de crescer a nível empresarial, acreditando nas suas estratégias de negócio e nos objetivos definidos pela administração. As soluções apresentadas, os modelos de negócio e a eficiência na resolução das questões que nos surgem no dia-a-dia é crucial para que todos os projetos e negócios avancem ao ritmo que pretendemos”.