Portugal e Espanha têm 47 projetos de Branded Residences em desenvolvimento, que representam mais de 2.400 imóveis e uma área superior a 700 mil metros quadrados. Os dados são do primeiro relatório do Branded Residences Monitor, observatório recentemente apresentado em Madrid.
As conclusões revelam que, embora 46,8% destes imóveis (associados a marcas reconhecidas e a padrões elevados de qualidade e serviços) se destinem a uso residencial, o mercado ibérico apresenta um equilíbrio entre uso turístico, residencial e misto.
No ranking ibérico, Faro e Málaga lideram em número de projetos e volume de construção, seguidos por Lisboa e Madrid. As unidades mais exclusivas em Portugal e Espanha atingem valores de investimento próximos dos 24 milhões de euros.
Espanha concentra, atualmente, 62% da área total e 49% dos imóveis em construção neste segmento. Nos próximos três anos, prevê-se que mais de metade (53,19%) dos projetos em curso estejam concluídos.
Continuam entre os principais desafios ao desenvolvimento desta atividade a complexidade regulatória, os custos operacionais elevados ou a dependência da marca associada ao projeto imobiliário. Mas os investidores encontram oportunidades de interesse, como a atratividade destes projetos enquanto veículo de investimento, a dinamização comercial das zonas onde se inserem, a captação de investimento internacional e a valorização global dos destinos.
O observatório Branded Residences Monitor foi criado com o objetivo de reforçar o conhecimento, a profissionalização e a tomada de decisão de todos os agentes envolvidos neste segmento. A iniciativa assenta em duas vertentes: um Livro Branco, que descreve a génese deste tipo de ativos imobiliários e relatórios periódicos com dados atualizados sobre a oferta e tendências em Portugal e Espanha.
“Tanto Espanha como Portugal estão no radar dos investidores imobiliários, nos segmentos residencial e turístico das Branded Residences, que oferecem um enorme potencial para os dois mercados”, sublinha Jesús Rodríguez Maseda, presidente do Branded Residences Monitor. "Apesar deste crescimento, trata-se ainda de um ativo pouco conhecido na Península Ibérica. É desta necessidade de conhecimento que nasce o observatório, que pretende ser a fonte de informação de referência para o setor, com dados objetivos, rigorosos e verificados".