Carvalhal: “um novo conceito de ver, viver e sentir a cidade de Braga”

11/10/2023
Carvalhal: “um novo conceito de ver, viver e sentir a cidade de Braga”
Carvalhal, Braga

Está a surgir no centro de Braga, junto à Praça Conde Agrolongo e à rua do Carvalhal, o novo Empreendimento Carvalhal, um investimento de cerca de 20 milhões de euros da ONIRODRIGUES, S.A. que propõe “um novo conceito de ver, viver e sentir a cidade”.

Este novo projeto residencial irá recuperar o Palacete Domingos Afonso, situado na rua do Carvalhal, harmonizando-o com construções adjacentes existentes que marcam o estilo arquitetónico do século XIX. Terá 59 apartamentos de tipologia T0 a T4, com áreas generosas e iluminadas, e 13 espaços destinados a comércio, numa área total de construção de aproximadamente 22.000 metros quadrados. O condomínio vai incluir áreas sociais para organização de eventos, festas ou reuniões, portaria com concierge e/ou segurança e áreas de lazer exteriores com jardim.

O projeto de arquitetura é assinado pelos ateliers Carvalho Araújo e Big Arquitetura. A Onirodrigues afirma em entrevista que lançou aos arquitetos o desafio de “criar um empreendimento que fosse uma referência arquitetónica no centro histórico da cidade de Braga. Pretendia-se que o projeto, pela sua escala de intervenção, abrisse caminho à dinamização desta porção da cidade, para a revitalização e remodelação da envolvente”.

A promotora imobiliária descreve “uma obra sublime, de qualidade superior, que une a contemporaneidade arquitetónica ao grande centro urbano da cidade de Braga”. Quer criar aqui “um novo conceito de ver, viver e sentir a cidade”.

“Esta nova área, pela sua qualidade arquitetónica e espacial, deverá impor-se como um marco na cidade de Braga, servindo como motor de dinamização local e constituindo uma referência de desenvolvimento nas áreas urbanas consolidadas com tradição histórica”, já que, dada a sua localização e a sua escala da intervenção, “este empreendimento tem todas as condições para servir um leque da população que atualmente não dispõe de oferta de habitação familiar com áreas generosas, estacionamento ou arrumos próprios”.

Projeto “reforça compromisso ambiental da Onirodrigues”

Reafirmando o compromisso ambiental que a Onirodrigues assumiu em 2021, através da certificação ISO 14001, o Empreendimento Carvalhal foi projetado “apostando na escolha de materiais e soluções técnicas ambientalmente sustentáveis, na reciclagem dos resíduos produzidos, bem como na criação de espaços verdes no interior das edificações e no espaço público da envolvente, culminando na perfeita harmonia entre a arquitetura moderna e a arquitetura passada do centro histórico de Braga”.

“Todas as soluções construtivas previstas neste projeto, garantem o cumprimento dos requisitos térmicos muito acima dos níveis mínimos regulamentares”. Estão previstos equipamentos como bombas de calor para aquecimento das águas quentes sanitárias de elevada eficiência energética, e também para climatização, além de painéis fotovoltaicos para produção de energia elétrica. Todos os envidraçados terão coeficiente térmico e fator solar otimizados e sombreamento exterior, e todas as frações terão pré-instalação para carregamento de veículos elétricos. O Empreendimento Carvalhal conseguirá assim uma classe de eficiência energética A e A+.

A promotora assume-se “empenhada em minimizar os impactos ambientais adversos decorrentes da sua atividade e a melhorar o desempenho ambiental, tendo como preocupação constante a proteção do meio ambiente”.

REXT02_R7_4K_hu.jpg

Carvalhal pronto a habitar em 2025

O Empreendimento Carvalhal está atualmente em fase de conclusão da superestrutura e alvenarias. “Pese embora ainda não tenhamos anunciado ao público a sua comercialização, a procura tem superado as nossas expetativas”, diz João Rodrigues presidente do Conselho de Administração da Onirodrigues. O empreendimento deverá estar concluído no final de 2024.

A promotora recorda que a burocracia do licenciamento foi o principal desafio do Empreendimento Carvalhal, que chegou a ser apresentado em reunião no Fórum Braga em 2019 ao Conselho Estratégico para a Regeneração Urbana de Braga. “Foi possível ultrapassar esta fase critica do licenciamento através de um esforço conjunto de todos os intervenientes (nomeadamente os arquitetos e os técnicos) que lograram comprovar que é possível harmonizar a arquitetura do passado com a arquitetura moderna”.

Destacando o papel do Millennium bcp nesta operação, com recurso ao Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas - IFRRU2020, João Rodrigues recorda que “a confiança e o apoio deste parceiro desde o primeiro momento foram, como ainda são, essenciais para o desenvolvimento deste projeto”.