‘Casa na rua de São Marcos’ e ‘Edifício da Casa Redonda’ vencem Reabilita Braga

11/11/2020
‘Casa na rua de São Marcos’  e ‘Edifício da Casa Redonda’ vencem Reabilita Braga

Distinguir as boas práticas de reabilitação urbana e premiar a investigação académica realizada nesta área é o grande objetivo do Prémio Municipal de Reabilitação Urbana – Reabilita Braga, um evento organizado pela Câmara Municipal de Braga, a que se associa a Vida Imobiliária.

O projeto da ‘Casa na rua de São Marcos’ e do ‘Edifício da Casa Redonda’ foram os vencedores desta segunda edição, com os galardões a serem entregues ontem, numa cerimónia com transmissão online e direto a partir do Theatro Circo.

Na categoria ‘Edificação’ foi vencedor na modalidade ‘obra de restauro e de reabilitação’ o projeto ‘Casa na rua de São Marcos’, um edifício do séc. XIX, situado no centro histórico de Braga. Trata-se de um projeto habitacional marcado pela conservação das qualidades pré-existentes: os pavimentos, as caixilharias em madeira e outros elementos decorativos presentes na claraboia e nos tetos, mas respondendo em simultâneo aos desafios contemporâneos da eficiência energética e do conforto. Este é um projeto com assinatura do arquiteto António Pedro Faria para um cliente particular e com obra da construtora AOF - Augusto Oliveira Ferreira.

Na modalidade ‘obra de construção em ARU’ foi vencedor o ‘Edifício da Casa Redonda’, um edifício de cinco pisos, que ocupa o n.º 1 da Praça da República. Este é um projeto que sofreu algumas alterações desde o seu primeiro esboço, motivadas pela descoberta de vestígios arqueológicos durante a intervenção. A obra foi executada pela Varibasic a partir do projeto do arquiteto Paulo Jorge Fernandes Gomes para um cliente particular.

Júri atribui menção honrosa

O valor do trabalho arquitetónico do candidato ‘Casa na Praça Mouzinho de Albuquerque’ não passou despercebido ao júri que decidiu atribuir-lhe uma menção honrosa. Esta é uma habitação unifamiliar localizada numa das principais praças do centro histórico de Braga, um projeto que consegue harmoniosamente criar uma transição entre espaços, entre o edificado pré-existente e uma nova construção erguida no logradouro. Este é um projeto do atelier Carvalho Araújo e com obra da Pedralbet – Construções.

No que se refere à categoria de ‘Investigação’, o júri do Reabilita premiou o trabalho candidato – ‘Entre o Campo da Vinha e o Campo de Touros. Uma proposta de reabilitação e reutilização do Palacete Vilhena Coutinho’, do arquiteto Marco Vieira.

Dezenas de intervenções candidatas

Sobre o olhar criterioso do júri passaram uma dezena de intervenções candidatas à categoria ‘Edificação’, de pequena e grande escala, todas localizadas no território municipal, sendo que a difícil decisão de escolher os melhores entre os melhores, coube a um júri constituído por sete personalidades de diferentes áreas. Integraram o júri da edição de 2020 o arquiteto Alexandre Basto, a Dra. Isabel Silva, o Eng. António Carlos Rodrigues, o Dr. Ricardo Silva e o Professor Miguel Bandeira, Vereador da Regeneração Urbana e Ligação às Universidades da Câmara Municipal de Braga, e que integra ainda o júri da categoria ‘Investigação’, a par dos Professores José Alberto Rio Fernandes e Manuel Miranda.

Com cerca de 30.000 m2 de área intervencionada a concurso, a edição de 2020 do Prémio Reabilita registou um novo recorde, com propostas diversificadas e de grande qualidade, uma montra do melhor que se faz na reabilitação do património edificado dos nossos centros históricos.

Júri com sete personalidades

Sobre o olhar criterioso do júri passaram uma dezena de intervenções candidatas à categoria ‘Edificação’, de pequena e grande escala, todas localizadas no território municipal, sendo que a difícil decisão de escolher os melhores entre os melhores, coube a um júri constituído por sete personalidades de diferentes áreas. Integraram o júri da edição de 2020 o arquiteto Alexandre Basto, a dra. Isabel Silva, o eng. António Carlos Rodrigues, o dr. Ricardo Silva e o professor Miguel Bandeira, vereador da Regeneração Urbana e Ligação às Universidades da Câmara Municipal de Braga, e que integra ainda o júri da categoria ‘Investigação’, a par dos professores José Alberto Rio Fernandes e Manuel Miranda.