Certificação dos edifícios é fundamental para a sustentabilidade

07/07/2021
Certificação dos edifícios é fundamental para a sustentabilidade

“A certificação dos edifícios não é um produto que se compra, é, sim, transformar uma empresa”. As palavras são de Adrià Casas, Solutions Architect, Schneider Electric, que participava na mais recente conferência das Jornadas de Facility Management, dedicadas ao tema “A importância do FM no atingimento da Neutralidade Carbónica”. Esta foi uma das principais conclusões da sessão, até porque "a eficiência energética é um processo, um tema em evolução", defende Miguel Agostinho, diretor executivo da APFM, organizadora do evento, em conjunto com a VI.

Casas explica que "não basta comprar uma solução, há uma mudança que tem de ser feita, nomeadamente através de consultoria. O FM tem uma grande visão e sabe como conseguir um edifício mais eficiente resiliente, e pode ajudar os clientes nisso", nomeadamente propondo soluções logo nas fases iniciais dos projetos.

Bruno Miguel Jorge, Facilities Management & Maintenance do BPI, partilhou um pouco da experiência do banco nesta área, explicando que a instituição já assumiu o compromisso da neutralidade carbónica, e "a certificação ambiental é o motor para o banco BPI", que está focado na redução e não na compensação das emissões: "70% da pegada de carbono do banco dizia respeito ao consumo de energia e 20% à frota. Era fácil adquirir os créditos de carbono no mercado, mas queremos atuar na redução, e é aí que o FM tem um papel preponderante, dotando os nossos edifícios de sistemas mais eficientes". Completa que "temos de ser nós e outras grandes empresas a levar o mercado connosco. Se todos contribuirmos para a redução e para a neutralidade com processos credíveis e certificados, não tenho dúvida de que o mundo será mais sustentável".

Na área do retalho, a Lidl já começou o processo de transformação há vários anos, como explica Carina Fiche, Head of Facility Management, da Lidl Portugal, com certificações BREEAM, LEED, ou ISO500001. Desde 2019 que 100% da energia comprada pela marca em Portugal é de origem sustentável. E se em 2018 70% da pegada dizia respeito às lojas e o restante aos transportes, hoje "quase 100% da pegada diz respeito à frota".

Mas a responsável garante que "as certificações são um caminho e fornecem-nos apenas uma orientação e ferramenta para um processo de facility management de melhoria contínua". As certificações, diz, "obrigaram a rever processos e a ver o que podemos implementar adicionalmente. Os desafios são imensos", como satisfazer as exigências, mantes os custos de construção e operação reduzidos, intervenções futuras podem estar condicionadas, os processos são longos. Mas "temos maior redução dos consumos, identificação dos pontos de melhoria, impacto na imagem e visibilidade da empresa".