É essencial um foco maior no planeamento urbano e restruturação das cidades, de modo a criar espaços acessíveis e diversos com uma boa oferta de habitação, serviços, lazer e espaços verdes. É esta a convicção da Civilria.
O conceito das “cidades de 15 minutos” promove um estilo de vida mais sustentável e um ritmo diário menos apressado. Tudo o que necessitamos à distância de uma pequena caminhada, em comunidades que respondem às necessidades sociais, culturais e económicas e com um impacto positivo na saúde física e mental de quem as habita. Mas como é que o setor imobiliário pode beneficiar desta solução?
Valorização de propriedades
Bairros mais acessíveis que promovam uma vida comunitária, próximos de serviços e espaços verdes tendem a aumentar a atratividade das áreas e das propriedades que nelas se inserem.
Demanda por novos desenvolvimentos
À medida que as cidades se reestruturam para se tornarem mais alinhadas com este conceito, haverá uma crescente procura por novos empreendimentos que respondam a esses princípios. Criando oportunidades para urbanistas, engenheiros e arquitetos e também investidores para o desenvolvimento de projetos inovadores.
Sustentabilidade e eficiência energética
Esta abordagem promove um estilo de vida mais sustentável e reduz a dependência de automóveis, atraindo investidores interessados em desenvolver projetos imobiliários focados na eficiência energética, energias renováveis e práticas construtivas sustentáveis.

Estímulo ao comércio local
Com o foco na criação de comunidades ativas em que tudo está facilmente alcançável, existe um incentivo ao investimento em serviços e negócios locais.
A Civilria implementa estas soluções através de zonas escolhidas estrategicamente e da integração de serviços que respondam às necessidades da população. Um dos exemplos, já concluído: O Blanc. No coração da cidade de Aveiro, é um empreendimento habitacional também com componente de sector terciário com uma oferta de serviços de supermercados a clínicas e escritórios a poucos minutos de transportes públicos.
Em desenvolvimento, o Icon Community é um empreendimento de vanguarda do ponto de vista arquitetónico. Formado por dois emblemáticos edifícios de escritórios e um edifício de apartamentos, situados no Porto, em pleno nó de Francos.
Uma comunidade com 9000 metros quadrados de jardim, lounges, zonas de lazer e de co-working, espaços para eventos corporativos e culturais, restaurante e ginásio, com o propósito de reviver e trazer uma dinâmica distinta à área que anteriormente se encontrava desabitada.
A transformação o espaço urbano através do sentido de comunidade, permite melhorar a qualidade de vida de quem o habita e é criado um ambiente propício ao investimento em áreas anteriormente não exploradas. O setor imobiliário cresce e prospera, enquanto solucionamos problemas sociais significativos.