Cliente e consultor: 25 anos de relações de confiança

20/10/2021
Cliente e consultor: 25 anos de relações de confiança

E foi aqui que enquanto mediadora portuguesa vimos a oportunidade perfeita para nos posicionarmos no mercado e marcar pela diferença e excelência. E, durante este período de 25 anos fomos um agente de mudança no nosso mercado: valores como segurança, qualidade no atendimento e credibilidade, foram valores que passaram para o mercado e acabaram por contribuir para esta transformação do setor.

Oferecemos desde cedo uma vertente muito forte de compreensão do mercado e das tendências do setor, o que resulta num papel importantíssimo que temos tido em Lisboa, Cascais e Oeiras ao fazer a ponte entre aquilo que as pessoas procuram e os promotores imobiliários e os arquitetos. É um papel que ao longo dos anos tem sido muito importante – o ajustamento da oferta à procura: cabe aos mediadores conhecer as exigências e desejos dos clientes para fazer o ajustamento junto do promotor imobiliário na conceção do produto. E desenvolvemos esse papel nos últimos 25 anos como nenhuma outra imobiliária, pelo que nesse ponto somos também um agente de inovação e evolução. Por exemplo, a planta de um T2 há 20 anos não tem nada a ver com a planta desse apartamento atualmente. Aquilo que as pessoas esperam e querem nos dias de hoje é muito diferente do que era.

A excelência do atendimento

O nosso objetivo principal sempre passou pelo atendimento e fidelização do cliente, o que permitiu construir uma carteira sólida ano após ano. O sucesso de duas décadas deve-se principalmente a esta relação de confiança criada entre cada consultor e os seus clientes, que vai muito além da conclusão do negócio. É feito um acompanhamento pós-venda que continua a fomentar a comunicação e a possibilidade de negócios futuros. É com orgulho que temos vários clientes com quem fizemos negócios há 25 anos e que continuam a fazer negócios connosco. A principal missão da Porta da Frente Christie’s é prestar um serviço exclusivo e diferenciado a todos os clientes, trabalhando constantemente para melhorar a qualidade e eficiência do que oferecemos.

“Consideramos um privilégio cada cliente que atendemos. É essa abordagem que nos distingue neste mercado”, afirma Rafael Ascenso, diretor geral da Porta da Frente Christie’s.

A profissionalização do consultor imobiliário

Nos anos 90, esta profissão tinha uma conotação negativa, os chamados “vendedores de casas”. O vendedor de casas era alguém que falava muito e dizia aos compradores que a “casa era mesmo para si”. Hoje em dia não existem vendedores, existem consultores imobiliários – que fazem um trabalho muito para além da simplicidade de vender apenas casas. Saber ouvir, compreender e fazer uma qualificação detalhada do cliente é a principal missão desta profissão, pois só assim poderá ir à procura daquilo que o cliente realmente pretende. O consultor imobiliário assume-se como o principal elo de ligação entre os sonhos e necessidades de um cliente e a concretização de um negócio, tendo um papel ativo.

“Esta expectativa do que esperar de um consultor imobiliário foi algo que ao longo dos anos mudou muito. Espera-se muito mais hoje, daí que os profissionais tenham de estar muito mais preparados do que estavam há 25 anos. E este é um ponto muito forte que temos na Porta da Frente Christie’s, é exatamente essa capacidade de nos pormos no lugar de um comprador, seja ele nacional ou internacional, e entender exatamente quais as suas necessidades, receios e ir exatamente ao encontro das soluções à sua medida”, afirma Rafael Ascenso.

Os consultores da Porta da Frente Christie’s não apresentam apenas imóveis: têm uma abrangência e complexidade muito maiores. Têm de saber o que cada bairro oferece, fazer estudos comparativos de localizações, falar sobre escolas, hospitais... no fundo falar do que é a oferta e o lifestyle subjacente à compra de um imóvel em determinada localização. É preciso acompanhar as alterações de preços, as tipologias de imóveis mais procuradas, falar com quem vive naquela zona, tentar colocar-se no mercado para perceber onde há oportunidades para obter negócios, etc. Investimos regularmente em formações tanto formais como informais para podermos prestar um serviço de excelência a quem nos procura, não só em termos de qualidade, mas também em rapidez.