Com janelas eficientes, o ruído nocivo fica do lado de fora

19/04/2023
Com janelas eficientes, o ruído nocivo fica do lado de fora
Freepik.com

A atenuação acústica é muito importante para atingir um conforto sonoro nas habitações e, com isso, permitir desfrutar de maior silêncio e tranquilidade. E as janelas são um elemento vulnerável neste aspeto, sendo por isso essencial uma escolha adequada dos seus elementos (tipo de caixilharia, solução de ferragem e de vidro) para garantir níveis aceitáveis de atenuação acústica.

Janela eficiente é a aquela que oferece não só isolamento térmico, mas também isolamento acústico, pois as suas caraterísticas técnicas específicas tornam-na numa barreira física para a passagem do ruído e do ar para dentro da habitação. O isolamento acústico de uma janela é a capacidade que esta tem de combater as fontes de ruído provenientes do exterior. O parâmetro que o caracteriza é o valor "R", parâmetro este de atenuação acústica medido em decibéis (dB), que depende não só da espessura e do tipo de vidro, mas também do nível de impermeabilidade ao ar (garantido pelo tipo de caixilharia, quantidade de vedantes, solução de ferragens e material utilizado na instalação da janela na parede de suporte). Quanto maior for o valor “R”, maior é a capacidade de isolamento acústico da janela.

Por isso, é importante ter em consideração fatores como a solução da janela (janelas de batente e/ou oscilo-batentes são mais isolantes acusticamente do que janelas de correr), os perfis da caixilharia (geometria dos perfis e quantidade de vedantes), o tipo e características da solução de vidro (vidros laminados) e a instalação eficiente feita corretamente e por profissionais qualificados. De facto, o tipo de vidro é um dos componentes cruciais para uma janela eficiente, uma vez que o isolamento acústico depende muito da espessura dos panos de vidro (vidros duplos) já que quanto mais espesso forem os vidros maior será a redução do ruído. Além disso, a solução de vidro recai sobre as soluções de vidros laminados com PVB acústico (uma película especial e totalmente transparente, não comprometendo a entrada de luz, mas com propriedades intrínsecas para atenuação do ruído). Na escolha das soluções de janelas eficientes, estes parâmetros podem melhorar as caraterísticas técnicas de isolamento acústico de uma janela na ordem dos 20 decibéis (dB).

Consoante a localização do edifício e o seu grau de exposição ao ruído, as soluções de janelas eficientes podem apresentar diferentes níveis de proteção sonora, podendo ter níveis de atenuação acústica que podem variar entre 32 e 45 dB.