Concursos de obras públicas crescem 30% até abril

01/06/2020
Concursos de obras públicas crescem 30% até abril

De acordo com o Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN, o mercado manteve-se estável, apesar dos constrangimentos resultantes do Estado de Emergência. Março foi mesmo o mês com mais anúncios de lançamento de procedimentos lançados desde o início da série, em 2010, sobretudo devido ao lançamento de novas linhas de metro e ferrovias.

Até ao final de abril, o volume de contratos de empreitadas celebrados foi de 512 milhões de euros, uma variação negativa de 8% face ao período homólogo de 2019, mas a AICCOPN ressalva que a variação homóloga temporalmente comparável (usando apenas a informação disponibilizada até ao dia 15 de cada mês seguinte à data de celebração do contrato) regista uma subida de 5%.

Já os contratos de empreitadas celebrados em resultado de ajustes diretos e consultas prévias somaram os 122 milhões de euros, mais 11% em termos homólogos, e mais 15% na variação temporalmente comparável.

No total, as empreitadas objeto de celebração de contrato e registo no Portal Base somaram os 669 milhões de euros, menos 6% face a igual período do ano passado e mais 5% na variação temporalmente comparável.