Concursos de obras públicas sobem 16%

03/11/2020
Concursos de obras públicas sobem 16%

De acordo com o Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN, no final do terceiro trimestre deste ano, o volume total de concursos de obras públicas promovidos atingiu os 3.750 milhões de euros, mais 16% que em igual período do ano passado.

Apesar de algum abrandamento registado neste setor nos últimos meses, o total de procedimentos objeto de abertura de concurso e subsequente publicação em Diário da República mantém-se em máximos históricos desde o início da série, que remonta a 2010.

Nos primeiros 9 meses do ano, os contratos de empreitadas celebrados no âmbito de concursos públicos, reportados no Portal Base, tem vindo a recuperar nos últimos meses, somando os 1.478 milhões de euros, 4% abaixo do apurado em igual período de 2019.

Segundo a AICCOPN, os contratos de empreitadas celebrados em resultado de Ajustes Diretos e Consultas Prévias registam um comportamento similar, com um total de 347 milhões de euros, menos 4% em termos homólogos.

Contando com os contratos celebrados sob outras modalidades, que somam um total de 245 milhões de euros desde o início do ano, 231 milhões de euros respeitantes a concursos limitados por prévia qualificação, o total de empreitadas de obras públicas objeto de celebração de contrato e registo no Portal Base soma os 2.070 milhões de euros no final do terceiro trimestre, mais 3% que em igual período do ano passado.