Construir habitação nova fica 1,9% mais caro em janeiro

12/03/2024
Construir habitação nova fica 1,9% mais caro em janeiro
Pexels, Mikael Blomkvist

Os custos de construção de habitação nova subiram 1,9% em janeiro, face a igual mês do ano passado. É uma aceleração de 0,2% face à raxa de variação homóloga registada no mês anterior. 

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, o preço dos materiais verificou uma descida homóloga de -0,9% em janeiro. Entre os materiais que mais influenciaram negativamente a variação agregada do preço estão os materiais de revestimentos, isolamentos e impermeabilização com uma descida de cerca de 15% e o aço para betão e perfilados pesados e ligeiros, a chapa de aço macio e galvanizada e os vidros e espelhos com reduções de cerca de 10%.

Em contrapartida, destacaram-se o betão pronto e artigos sanitários com crescimentos homólogos de cerca de 10% e o cimento, as tintas, primários, subcapas e vernizes com cerca de 5%.

Por outro lado, o custo da mão de obra subiu 5,7% face a janeiro de 2023. Para a taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN), o custo da mão-de-obra contribuiu com 2,4 pontos percentuais e os materiais com -0,5 p.p.