Convenção da Century 21 será “oportunidade para reflexão conjunta e partilha de ideias”

07/02/2024
Convenção da Century 21 será “oportunidade para reflexão conjunta e partilha de ideias”
Shutterstock

Arranca esta quarta-feira a “One 21 Experience”, convenção anual da Century 21 Ibéria, que decorre de 7 a 9 de fevereiro, no MEO Arena, em Lisboa. Será um evento dedicado ao networking e troca de experiências, contando com a participação de convidados de renome e com a entrega de prémios de reconhecimento. “Mais do que uma convenção anual, é um momento único para a marca Century 21 e para o próprio mercado imobiliário”, afirma Ricardo Sousa, CEO da Century 21 Portugal. 

Explica que “o nosso propósito é contribuir para a profissionalização e credibilidade do papel do agente imobiliário no mercado português. Todos os anos criamos ações durante a convenção, disponíveis para todos os profissionais do setor, gerando conteúdo, informação e conhecimento, que partilhamos de forma aberta com o mercado. Este é também um momento de reconhecimento do esforço e resultados de todos os nossos agentes imobiliários e intermediários de crédito”. 

Além do uso da tecnologia na mediação, a habitação será uma das tónicas para a convenção este ano. 2024 “será extremamente importante, já que continuamos a viver uma crise no acesso a habitação por parte dos jovens e famílias portuguesas”, refere Ricardo Sousa, segundo o qual “a procura por habitação tende a manter-se ativa, impulsionada pela estabilidade nos índices de emprego e de financiamento bancário. No entanto, a disponibilidade de habitações, principalmente no setor médio e médio-baixo, não será suficiente para atender às exigências do mercado, o que continuará a sustentar os atuais patamares de preços no mercado imobiliário”. Por isso, “estamos a trabalhar para dotar os nossos agentes de todas as ferramentas para que possam encontrar no mercado as melhores. A convenção será, por isso, uma oportunidade importante para a reflexão conjunta e partilha de experiências e ideias”. 

O programa da convenção terá três dias intensos de programa, nos quais Ricardo Sousa destaca a Luxury Summit, que decorre já esta quarta-feira. “Ester Morgan, especialista em imobiliário de luxo, irá aprofundar os conhecimentos de todos os participantes sobre esta área”. 

No dia 8, será apresentado o “Observatório do Imobiliário”, estudo que vai incluir “as principais conclusões da nossa investigação sobre as expectativas, necessidades e possibilidades dos portugueses relativamente à habitação”. Será também mote para um momento de debate sobre as tendências do mercado residencial e do futuro das políticas de habitação. Destaca também a Real Estate Summit, no dia 9, para “a qual trazemos Jared James e Bill Pipes, dois formadores de referência a nível internacional”.

Ricardo Sousa, CEO da Century 21
Ricardo Sousa, CEO da Century 21

“Temos um mercado forte e esse é um pilar fundamental”

Ricardo Sousa acredita que “o ano de 2024 tem potencial para ser um ótimo ano no mercado residencial. Temos um mercado forte e esse é um pilar fundamental para a estabilidade do mercado residencial em particular”. E destaca a “expectável subida do poder de compra dos portugueses pelo aumento dos rendimentos líquidos disponíveis das famílias e pela alteração das medidas macroprudenciais do Banco de Portugal, que reduziu o obrigatório teste de taxa de esforço de 3% para 1,5%. Há ainda que ter em conta, claro, a real expectativa da descida das taxas juro”. E deixa o aviso: neste contexto, “a mediação imobiliária tem um grande desafio para se adaptar rapidamente às novas dinâmicas do mercado, necessidades e possibilidades da procura”.