Covilhã: Emblemática ex-Garagem de São João novamente no mercado

23/06/2021
Covilhã: Emblemática ex-Garagem de São João novamente no mercado

A nova tendência é inegável. Cada vez mais famílias, negócios e projetos estão a olhar para o interior do país como uma nova oportunidade. O contexto de pandemia veio trazer novas necessidades, como a aposta em habitações de maior dimensão e tipologia, muitas vezes incompatíveis com a oferta das grandes cidades do litoral. Seja pela indisponibilidade dos espaços, seja pelo preço aí praticado.

Vão assim nascendo novas tendências de investimento que estão a criar verdadeiros focos de atração não só para investidores nacionais como estrangeiros. A Covilhã é um claro exemplo disso. Situada na vertente sudeste da Serra da Estrela é, hoje, um dos centros urbanos de maior relevo da região juntamente com Coimbra, Aveiro, Viseu, Figueira da Foz, Guarda e Castelo Branco, atraindo novos projetos imobiliários que procuraram responder a uma cada vez maior procura naquela geografia.

Ex-Garagem de S. João disponível no mercado

O emblemático edifício da ex-Garagem de São João, regressado ao mercado para venda, localiza-se no centro da Covilhã, entre os dois polos mais importantes da universidade da cidade, num espaço com densidade e circulação populacional relevantes.

No local, onde se ergueu esta Garagem, existia desde 1875 o Teatro Velho, o qual foi vendido em hasta pública, nos anos 30 do século XX, pela Câmara Municipal, com a condição de ser ali erguida uma casa de espetáculos. Mas o projeto Cine Teatro São João não foi avante, construindo-se sim uma garagem, com uma fachada muito interessante. É composta por 4 pisos, 3 acima do solo e teve como último uso uma estação de serviço, recolha e oficina de automóveis.

Para este ativo, que beneficia de uma estrutura resistente em alvenaria, de granito e betão armado, pode ser estudada a sua alteração de uso para habitação, hotelaria/alojamento, comércio ou serviços. O rés do chão e os pisos superiores constituem-se por zonas amplas, com rampa de acesso no seu interior.

Versatilidade e grandiosidade com 1.400 m2 por piso, são caraterísticas distintas deste ativo, que lhe conferem uma mais-valia comparativa junto de quem procura uma boa localização, no centro de uma cidade relevante do país, para construção de serviços vários, comércio e onde a habitação seria uma finalidade muito válida e requerida, carecendo, contudo de uma validação junto da Câmara da Covilhã.

Pedro Ferreira, do grupo Prummo, parceiro do Millennium bcp na comercialização deste ativo, destaca que este tipo de imóvel, atendendo às suas características únicas em relação ao seu posicionamento geográfico e estrutura monumental que possuí, reúne as condições para qualquer empresa de grande dimensão instalar o seu negócio. “O mercado imobiliário está com muita procura, principalmente no interior, nomeadamente na Covilhã, dado à proximidade com Espanha e muito pela Universidade da Beira Interior (UBI), grande motor desta cidade. Isso é notório em toda a cidade”.

Aliás, o profissional destaque que existem muitos investidores nacionais e estrangeiros à procura de negócios na cidade, sendo o setor de habitação muito ativo, já com vários parceiros. “Claro que o turismo também tem um papel importante pela proximidade e beleza natural da Serra da Estrela, em todo o ano. A cidade e a Serra estão dotadas de bons e modernos hotéis e uma gastronomia de grande qualidade”. Por outro lado, a proximidade com Lisboa e Porto, a cerca de duas horas por autoestrada, permite uma rápida e cómoda deslocação aos grandes centros urbanos.

Ativo com enorme potencial

Rui Felgueiras, do Millennium bcp, afirmou ao Público Imobiliário que o mercado tem reagido claramente bem e o potencial deste ativo propicia, de facto, a análise dos players para as várias valências do mesmo. “Estamos na região da Beira Baixa, a poucos quilómetros de Espanha, bem como do centro de uma Serra que combina aventura, desportos e lazer”.

Para Rui Felgueiras, as valências deste espaço podem ir desde o habitacional puro, ao residencial para estudantes, “recordo que a Covilhã tem um polo Universitário bem desenvolvido”, assim como a espaço comercial ou mesmo um misto de restauração e comércio. Outra valência referida pelo profissional é um eventual projeto ligado à hotelaria com uma localização e enquadramento fantásticos. “É de realçar a natureza, a altitude, as boas acessibilidades, a restauração e os ambientes calmos que apelam à exploração da cidade e áreas envolventes de uma forma tranquila e interessante, factos que cada vez mais se aproximam e aliam com o que as pessoas começaram a valorizar na sua vida. Quer pelas suas caraterísticas, como por tudo o que elencámos atrás, este é o momento ideal para o relançamento da comercialização do edifício da ex-Garagem de São João”.