Debate da habitação acontece na Semana da Reabilitação Urbana

22/03/2023
Debate da habitação acontece na Semana da Reabilitação Urbana

A habitação será temática transversal na agenda de debates e conferências da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, que arranca já na próxima semana, de 29 a 31 de março, num momento em que é aceso o debate sobre a habitação na sociedade em geral e no imobiliário em particular, com o pacote “Mais Habitação” em consulta pública. A secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues, vai representar o Governo na sessão inaugural do evento, no dia 29.

Este tema ganha especial protagonismo em conferências como “Lisboa - As novas centralidades e oportunidades de investimento”, organizada pela Câmara Municipal de Lisboa, pela APPII e pela VI a 30 de março. Serão discutidas as transformações urbanas que vão revolucionar e criar os novos bairros de Lisboa. Importa perceber quais as oportunidades de desenvolvimento urbano que surgem agora para o investimento, seguindo a visão da “cidade dos 15 minutos”. Participam neste debate oradores convidados como Paulo Pardelha, da CML; Joaquim Lico, da Vogue Homes; Cláudia Beirão Lopes, da Reify; João Pereira Reis, da Morais Leitão, ou Hugo Santos Ferreira, da APPII.

No mesmo dia, os bairros estarão também em destaque na sessão “As pessoas no centro do bairro – uma visão social e inclusiva”, organizada pela CML, pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e pela VI, que se vai focar nos projetos âncora que promovem a sustentabilidade social e uma sociedade inclusiva com mais qualidade de vida para todos. Ana Vitória Azevedo e Helena Lucas, da SCML; Pedro Pinto, professor do ISCTE; Miguel Soares, da CML ou Patrícia Luz, da associação Príncipe+Real, participam no debate moderado por António Gil Machado, da VI.

A sessão “Há vida no bairro – o equilíbrio de habitar e do turismo”, também organizada pela CML e pela VI, em conjunto com a AHP, vai centrar-se no equilíbrio da habitação com o turismo, na gestão da pressão urbana que causa, e nas soluções que podem trazer vida aos bairros sem os descaracterizar, assegurando qualidade de vida e dinamismo económico. Joana Almeida, vereadora do Urbanismo da CML, participa nesta sessão, que convida outros convidados como Bernardo Trindade, da AHP; António Quintão Pereira, da Feels Like Home Portugal; Eduardo Miranda, da ALEP; Duarte Morais Santos, da CBRE, ou Tiago Mendonça de Castro, da Abreu Advogados.

Ainda, o arrendamento será o foco da conferência “Arrendamento urbano para todos – As políticas públicas e o exemplo espanhol”, organizada pela CML, pela ALP e pela VI. O exemplo espanhol de arrendamento acessível será analisado numa altura em que urge ativar este mercado em Portugal. Importa perceber como se pode criar um verdadeiro mercado de arrendamento. Uma sessão que conta com Filipa Roseta, vereadora da Habitação da CML, em debate com Paulo Caiado, da APEMIP; Frederico Arruda Moreira, da APFIPP; José Alonso, da Azora; o arquiteto Víctor Reis, João Pita, da RHC, ou Luís Menezes Leitão, da ALP.

A Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa é aberta à comunidade e de participação gratuita, mas sujeita a inscrição. Todas as informações podem ser encontradas no site do evento.