Desafios da “construção 4.0” em destaque na Semana da Reabilitação Urbana

26/03/2024
Desafios da “construção 4.0” em destaque na Semana da Reabilitação Urbana

A chamada “construção 4.0” vai ser um dos principais temas em destaque durante aSemana da Reabilitação Urbana de Lisboa, que se realiza no Lx Factory de 9 a 11 de abril. A manhã do dia 9 arranca com esta temática, que dá mote à conferência “Construção 4.0: o BIM e a industrialização”, coorganizada pela Ordem dos Engenheiros, pela A400, Grupo Preceram e a revista Vida Imobiliária.

Atualmente, a construção modular e a industrialização da construção são a forma mais rápida e eficaz de reduzir custos e tempo de execução e, por isso, são parte da solução para trazer mais casas para o mercado, a preços mais acessíveis. Importa perceber qual a relação entre a otimização do projeto e a economia dos preços, em tempos de mudança, que vão acelerar nos próximos anos. Aliás, a submissão de projetos em tecnologia BIM será obrigatória já em 2026, e falta perceber se técnicos e municípios estão preparados para essa revolução. Estas são apenas algumas das questões que serão discutidas nesta sessão, que contará com a participação de elementos da Ordem dos Engenheiros, da Universidade do Minho e de várias empresas especialistas neste mercado.

Além da conferência principal, a programação da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa inclui várias sessões paralelas técnicas, dedicadas aos materiais e soluções para a reabilitação, que terão lugar no dia 10 de abril. É exemplo disso a sessão organizada pela Tecofix, dedicada às soluções para pavimentos. Também as soluções sustentáveis da Fassa Bortolo serão apresentadas numa outra sessão no mesmo dia. Já o grupo Preceram vai focar-se nas soluções eficientes e seguras para construir de forma rápida e sustentável, e as soluções construtivas de aço leve dão mote à sessão organizada pela Perfisa. Um dia em será possível ficar a par de todas estas novidades.

A Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa regressa este ano ao Lx Factory, em Alcântara, dando palco a todos os temas relacionados não só com a reabilitação urbana, mas também com a sustentabilidade do setor, descarbonização, habitação ou urbanismo. Todas as informações sobre o evento podem ser consultadas em semanadareabilitacao.com, onde pode também ser garantida a inscrição gratuita.