Descarbonização dos edifícios é desafio de futuro da reabilitação urbana

14/04/2021
Descarbonização dos edifícios é desafio de futuro da reabilitação urbana

A descarbonização dos edifícios está em curso, o que lança enormes desafios à engenharia. Esta será uma das problemáticas a discutir no primeiro dia da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa. No próximo dia 11 de maio, pelas 16h30, realiza-se a sessão “Descarbonização dos edifícios – O desafio de futuro!”, coorganizada pela Vida Imobiliária e pela Ordem dos Engenheiros Técnicos.

O futuro da mobilidade elétrica, as redes elétricas inteligentes, a produção e distribuição local são realidades com as quais já convivemos. Como podemos aproveitar a oportunidade dos novos apoios e incentivos comunitários para alavancar esta mudança? É a esta e outras questões que os convidados desta sessão vão tentar responder, entre os quais José Manuel de Sousa, vice-presidente da OET; Sílvia Amaral, diretora de Mobilidade Elétrica da Nissan; e Manuel Pinheiro, diretor do LiderA.

Na mesa redonda de debate participam ainda Miguel Franco, co-CEO da Schmitt + Sohn Elevadores; João Sousa, presidente do Colégio de Engenharia Mecânica e da OET; e Cristina Cardoso, vice-presidente do Colégio Civil da OET.

Organizada pela Vida Imobiliária, de 11 a 13 de maio, a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa será transmitida online, de forma gratuita, através da plataforma virtual de eventos Swapcard, inovando para continuar a assegurar a participantes e sponsors um evento de sucesso.

Temas como a ELPRE, o Plano de Recuperação e Resiliência e a prioridade dada à reabilitação urbana; a promoção para arrendamento, a habitação acessível, os desafios da arquitetura sustentável ou a recuperação do turismo depois da pandemia, estarão em destaque nas sessões principais do evento.

A Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa é uma iniciativa da revista Vida Imobiliária, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, das Ordens Profissionais e principais Associações do setor. O Portal da Construção Sustentável associa-se como parceiro estratégico.