Dinâmica empresarial impulsiona procura por espaços comerciais no Grande Porto

15/03/2023
Dinâmica empresarial impulsiona procura por espaços comerciais no Grande Porto

A procura imobiliária empresarial continua o seu crescimento na região do Porto, nomeadamente em cidades como Paredes. Cresce a ocupação e procura de espaços comerciais, como escritórios ou lojas, tendência potenciada não só pelo aumento do turismo ou do fluxo de pessoas com poder de compra, como também pela maior preferência pelo comércio de proximidade e pelo crescimento de novos negócios, nomeadamente online.

Segundo os especialistas desta zona do país, os espaços comerciais em venda estão a ser absorvidos no mercado por vários segmentos, desde os escritórios ao coworking ou comércio de rua. Entre os interessados que dinamizam esta procura estão empresários e novos negócios online, que acompanham as novas necessidades dos consumidores e que também precisam de espaço físico, além de novas empresas (por exemplo de software ou coworking) que se querem instalar fora do Porto e procuram localizações como esta.

A procura pela proximidade impulsiona muita desta dinâmica, depois de ter ganho uma relevância que mostra que está para ficar. O comércio de proximidade começou a ser preferencial face a outras superfícies ainda durante a pandemia, e prova disso é que representa a maior parte das aberturas de lojas no decorrer do ano passado.

A tendência é clara na zona do Grande Porto. Paredes ou Gandra são exemplo desta maior procura, segundo os especialistas, localizações onde tem vindo a comprimir a oferta de ativos deste género, devido ao aumento da absorção, beneficiando do dinamismo e movimentação do polo universitário, ou do crescimento do alojamento local, serviços e da população em geral. Aumentam as aberturas de novos serviços, de que são exemplos lojas de condomínios, gabinetes de arquitetura, advogados, mas também mercearias tradicionais, lojas gourmet ou espaços de saúde, restauração e ginásios. E estes são apenas alguns exemplos.

São também muitos os investidores que colocam as suas atenções nos espaços comerciais, tendo em conta as taxas de rentabilidade do mercado de arrendamento. Segundo os especialistas, além do mercado comercial, alguns também analisam a possibilidade de reconversão de espaços comerciais em habitação, que pode potenciar as vendas e valores de metro quadrado destes espaços.