Dinamismo de Arroios impulsiona investimento em parques de estacionamento

20/04/2022
Dinamismo de Arroios impulsiona investimento em parques de estacionamento

Arroios é um lugar dinâmico e multifacetado no coração da cidade de Lisboa que alberga, segundo dados disponibilizados pela Junta de Freguesia, cerca de 92 nacionalidades. São aproximadamente 40 mil pessoas a habitar Arroios, espalhadas por 57 quilómetros de ruas, num espaço com mais de dois quilómetros quadrados de área.

Vai do Largo do Intendente Pina Manique, com comércio mais tradicional e muita atividade cultural até ao Saldanha, com escritórios e empresas multinacionais. Em termos populacionais, a freguesia tem um maior número de habitantes que certas cidades portuguesas.

A freguesia dispõe de três mercados recentemente requalificados e modernizados: o Mercado 31 de Janeiro, Mercado de Arroios, com novos restaurantes à entrada, e Mercado do Forno do Tijolo, que alberga lojas com comércio tradicional, uma loja dos CTT – Correios de Portugal, a sala de leitura Clodomiro Alvarenga, o Complexo Desportivo Joaquim Campos, composto pela Piscina de Arroios, um polidesportivo e um parque infantil, assim como o Mercado de Culturas – um espaço multiusos que recebe projetos de cariz cultural.

Somar a tudo isto a atividade das associações culturais, os hotéis e pousadas que todos os dias recebem os visitantes que atravessam o território, e os restaurantes com gastronomia de todo o mundo.

As necessidades de estacionamento

Lisboa tem agora cinco tarifas de estacionamento, com cores e valores diferenciados, adequados às necessidades específicas de cada zona. Arroios contempla duas destas zonas. A tarifa verde, com duração máxima até quatro horas de estacionamento e a tarifa amarela, nas zonas com maior congestionamento e sujeitas a maior procura de lugares de estacionamento. Basicamente, com estas tarifas, o município pretende promover a rotatividade nos lugares de estacionamento existentes que, de si, são escassos, até porque a Câmara de Lisboa tem vindo a intervir em algumas zonas, como na envolvente ao Mercado de Arroios, para aumentar espaço para peões, retirando alguns lugares de estacionamento e alargando passeios.

A somar a esta diminuição de espaço para aparcar, a Câmara tem disponível o denominado Dístico de Residente que permite o estacionamento nas ruas pertencentes à zona de residência do respetivo titular, nos lugares tarifados existentes, sem haver lugar ao pagamento da tarifa de estacionamento e sem limite de tempo.

Estes dísticos permitem o estacionamento na zona da residência e numa zona vizinha à escolha, sem limite de tempo, nos lugares devidamente assinalados, sendo que, em regra, podem ser atribuídos até três dísticos de residência para cada morada.

Apesar da autarquia fornecer algumas alternativas aos não residentes, como o espaço onde se encontrava o antigo armazém da escola de Calceteiros de Lisboa, na rua Saco, que se transformou num parque de estacionamento na zona da Pena, é notória a falta de espaços para estacionar por forma a fazer face ao dinamismo da freguesia de Arroios.

Estacionamentos em Arroios, Lisboa

O Millennium bcp está a promover a venda de uma fração autónoma, com 1.747 m2 e pelo preço base de 1.300.000€ (Ref. 40915), correspondente a estacionamento coberto e fechado composto por um espaço amplo para 49 veículos, com um pé direito entre 4,1 e 4,7 metros, e um pequeno núcleo social/administrativo com arrumos, copa (mezzanine) e 2 wc.

Esta garagem insere-se num edifício multifamiliar de 4 pisos, constituído por rés do chão, onde se encontra a garagem e por 3 pisos superiores destinados a habitação. Apesar de este imóvel estar devoluto, reúne condições para uma utilização imediata no contexto da sua finalidade. Apresenta pavimentos em betão afagado/betomilha, mosaico cerâmico e soalho flutuante (ao nível da mezzanine), paredes e tetos rebocados e pintados e caixilharias em ferro com vidros simples. O acesso rodoviário é feito por um portão seccionado e existe também serventia pedonal.

A sua localização é um fator de atratividade bastante relevante, já que este espaço, para além de poder acomodar 49 veículos, insere-se numa área de construção antiga, com escassez de parqueamentos, aproximadamente a 75 metros da Av. Almirante Reis, a 600 metros da Praça do Chile e a1,2 km do Martim Moniz, na atual freguesia de Arroios, em Lisboa. Esta zona não carece de apresentações, mas podemos afirmar que é servida por bons acessos rodoviários, com uma boa rede de transportes públicos e oferta de comércio e serviços bastante variada.

O Banco irá analisar propostas de compra para este imóvel, recebidas até às 17h do dia 11 de maio de 2022.

Visitas dias 26 de abril e 3 de maio de 2022, das 10h às 12h30 e das 14 às 17h, sem necessidade de pré-agendamento.

Para esclarecimentos necessários, contactar o gestor do Millennium bcp pelo e-mail: carlosbarria.carapinha@millenniumbcp.pt ou pelo telemóvel 915164239.