Distrikt reforça oferta residencial de Lisboa com 214 apartamentos

10/01/2024
Distrikt reforça oferta residencial de Lisboa com 214 apartamentos

Dentro de aproximadamente um ano, a zona do Parque das Nações, em Lisboa, contará com um novo projeto residencial com mais de 200 frações, o Distrikt, um investimento de 120 milhões de euros da Kronos Homes.

O empreendimento está em construção, na zona sul do Parque das Nações, a 5 minutos do aeroporto Humberto Delgado e a poucos metros da Gare do Oriente. Em entrevista ao Público Imobiliário, Tomás Nogueira, Diretor Regional da Kronos Homes em Lisboa, explica que este “é um empreendimento inovador e sustentável localizado na mais moderna área da capital, em plena zona sul do Parque das Nações, bem próximo do rio Tejo. Destaca-se pela sua arquitetura única e pela sua área de lazer, sendo dotado de apartamentos, estúdios e espaços comerciais. É uma das últimas oportunidades para comprar uma casa nova no Parque das Nações onde já praticamente terminaram a edificação de projetos residenciais e já não existem mais terrenos”. E está convicto de que “quando estiver concluído, este projeto deverá ser um símbolo da futura Lisboa – moderna e muito cosmopolita”.

Numa área total de cerca de 44.300 metros quadrados (23.690 de habitação, 2.260 de comércio e 5.480 para lazer), o Distrikt terá 214 apartamentos, distribuídos por quatro torres de 13 pisos, que se diferenciam “pela sua forte personalidade geométrica”. Os edifícios terão uma zona comum central, para a qual estão previstos um jardim ou duas piscinas, zona de descanso e de leitura, circuito de running e um conjunto de equipamentos para exercício ao ar livre de uso exclusivo dos residentes.

As tipologias vão do T1 aos T5, e os preços começam nos 470.000 euros. A Kronos pretende atrair “quem privilegie uma habitação nova numa das zonas mais qualificadas da cidade de Lisboa, próxima de serviços hospitalares, escolas e vasta oferta cultural e de restauração e lazer”.

Tomás Nogueira recorda que este projeto arrancou ainda durante a pandemia, “o que levou a ligeiros atrasos no lançamento do concurso da empreitada para arrancar a obra”, sem, no entanto, implicar alterações no projeto. Agora, está prevista a conclusão no primeiro trimestre de 2025.

ARCHIMIA_DISTRIKT_IZ01_OP5_HALL_coche.jpg

Desenho pensado com “profundo respeito pelo meio ambiente” 

O Distrikt é assinado pelo gabinete de arquitetura Morph Studio, fundado pelo arquiteto César Frías Enciso, que se distingue “pela visão inovadora e profundo respeito pelo meio ambiente”.

Tomás Nogueira destaca que o projeto se distingue “pela arquitetura com a melhor orientação solar e rotação de 45 graus dos edifícios, que garante o máximo contacto com o exterior das salas principais e, na grande maioria das casas, com a melhor vista panorâmica. Tem um piso térreo que abriga a superfície comercial e, imediatamente acima, um piso paisagístico que assenta numa filosofia de lazer, complementado com um conjunto de torres residenciais claramente diferenciadas pela sua forte personalidade geométrica”. Para o responsável, “os elementos arquitetónicos mais poderosos do projeto são as varandas, espaços cada vez mais valorizados por quem procura casa, com formas curvas que se destacam nas fachadas. A integração entre os espaços internos e as varandas no exterior é feita de forma a parecer um ambiente único e harmonioso”.

Ao nível do design, destaca que o Distrikt “vai muito além dos padrões estéticos, sendo um projeto que resulta do compromisso de criar espaços originais, aprazíveis e funcionais e que foi pensado para se adaptar ao meio ambiente, à cidade e às pessoas”.

Tomás Nogueira recorda ainda os “ambientes naturais de grande valor ambiental” na envolvente do projeto. “Como é filosofia da Kronos Homes e do Morph Studio, todo o projeto assenta no nosso compromisso em criar espaços atrativos e funcionais, adaptados ao ambiente, à cidade e ao futuro do planeta”.

O Distrikt opta pelo solar fotovoltaico coletivo, nomeadamente para o aquecimento de águas quentes sanitárias, com depósito de acumulação em cada apartamento, com apoio elétrico e possibilidade de ligação à rede de distribuição de energia térmica do Parque das Nações. Foram adotados sistemas de iluminação LED, vãos de vidro duplo com corte térmico, e todas as frações têm carregamento para veículos elétricos.

Parceria com o Millennium bcp “foi fundamental” para o projeto  

Tomás Nogueira acredita que a parceria com o Millennium bcp, que apoia este projeto, “foi fundamental para o desenvolvimento do Distrikt e, por conseguinte, para o crescimento e expansão da Kronos Homes em Portugal”, onde tem outros projetos em andamento na zona da Grande Lisboa ou em vários resorts no Algarve.

O responsável renova, por isso, “os nossos agradecimentos à equipa envolvida, pela colaboração, e ao banco, pelo voto de confiança na Kronos Homes e na qualidade deste projeto”.

DJI_20231228121351_0145_D.JPG