EastBanc vai investir mais 70 milhões de euros em Lisboa

23/03/2023
EastBanc vai investir mais 70 milhões de euros em Lisboa

Nos próximos 3 anos, a promotora imobiliária de origem americana EastBanc planeia investir cerca de 70 milhões de euros em 10 projetos, incluindo habitação, retalho, escritórios e uma residência de estudantes. Um pipeline que “mostra como somos multifacetados e a nossa ambição e contributo para a revitalização da cidade de Lisboa”.

A EastBanc tem estado sobretudo ativa na zona do Príncipe Real, onde tem apostado em projetos de regeneração urbana com foco no mercado residencial, de retalho e de escritórios, tendo adquirido já mais de 20 edifícios na zona, avaliados em cerca de 130 milhões de euros, distribuindo-se por projetos concluídos ou em desenvolvimento. Tiago Eiró, CEO da EastBanc Portugal, afirma que na empresa “falamos em revitalização mais que em reabilitação urbana. Isto significa que em todos os nossos projetos temos o cuidado adicional de envolver a comunidade e a economia local e é exatamente o facto de não darmos apenas uma nova vida aos edifícios, mas sim ao bairro e à comunidade envolvente, o que nos distingue como promotores imobiliários”.

Fachada do Palácio Faria
Fachada do Palácio Faria

O Palácio Faria integra este portfólio. O primeiro projeto de reabilitação urbana no segmento residencial de luxo concluído pela EastBanc. No lado Sul da praça do Príncipe Real, resulta de um projeto de reabilitação integral assinado por Eduardo Souto Moura (vencedor de galardões como o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana em 2020) e “retrata o gosto faustoso da sua original proprietária, D. Maria Rosa de Faria, que o construiu no final do século XIX. Tem uma moradia e 6 apartamentos (T3 a T5+1) com áreas entre os 220 e os 400 m², além de garagem para 14 viaturas.

Na área comercial, o Alegria One é um dos mais recentes projetos da EastBanc, concluído no ano passado, também assinado por Eduardo Souto Moura. Situado na zona da Praça da Alegria, datado de meados do século XIX, o edifício serviu de residência à família Keil até meados do século XX. Foi adquirido pela EastBanc em 2007.

O projeto de reabilitação foi concluído em 2022 e traz ao mercado uma nova oferta de 1.400 m² de escritórios (já ocupados) e uma loja de 2 pisos com mais de 500 m², já ocupada pela Dior.