Edifício São Carlos é o novo projeto de habitação do Chiado

23/03/2023
Edifício São Carlos é o novo projeto de habitação do Chiado
São Carlos

A zona do Chiado, em Lisboa, conta com um renovado edifício de habitação, o São Carlos, um dos mais recentes projetos de reabilitação urbana da Vogue Homes, resultado de um investimento de €10,8M.

Aqui foram criados 4 novos apartamentos premium, distribuídos por 5 pisos, nomeadamente três T3 com 253 m² nos primeiros 3 pisos, e um T4 Duplex com 460 m² nos dois últimos pisos. Terá ainda comércio no piso térreo. O projeto já está concluído, e os apartamentos estão praticamente todos vendidos.

Para a Vogue Homes, “a mais-valia desta reabilitação é óbvia. Estende-se muito além do cariz arquitetónico, já de si valiosíssimo, e traz com ela um inegável potencial de valorização socioeconómica da zona onde se integra, contribuindo para que o carismático Chiado se reafirme com a sua melhor expressão na imagem da capital portuguesa, dentro e fora das nossas fronteiras”.

CI03_00_DINNING_NOITE_011.jpg

A promotora descreve que o edifício “foi alvo de uma exímia reabilitação. É com ele que concorremos ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana este ano”. Esta requalificação “exigiu criatividade e inovação nas soluções encontradas, e foi necessário respeitar todas as memórias ainda existentes no local. Foram tomadas todas as opções de sustentabilidade energética possíveis, tornando o edifício numa referência para o setor”. O trabalho de arquitetura e engenharia foi “meticuloso, do qual muito nos orgulhamos”.

No seu portfólio atual, a Vogue Homes tem três projetos de reabilitação, dois deles em Lisboa, nomeadamente o edifício São Carlos, e também o edifício Bom Sucesso, além de um terceiro em Setúbal, todos eles projetos de habitação. Assume a reabilitação urbana “como uma incontestável responsabilidade”. Mas considera que “a importância da reabilitação urbana transcende cada projeto e ultrapassa as várias dimensões de valor que traz ao seu promotor. A reabilitação é uma forma das cidades se regenerarem, preservando e perpetuando condignamente a sua identidade e história. Quanto maior for a aposta na requalificação do património edificado, mais ganharão as nossas cidades e, consequentemente, a sociedade”.

“Reabilitar ganha ainda mais relevo no seu contributo para preservação ambiental, através das soluções de sustentabilidade adotadas. Proteger o património arquitetónico, a nossa herança cultural e, simultaneamente, proteger o ambiente são padrões de atuação que, aliados à elevada exigência e qualidade dos projetos da Vogue Homes, definem o nosso DNA”, conclui.

CI01_00_SALA_NOITE_011.jpg