Quarta-feira, dia 26 de fevereiro, é a segunda jornada da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, um dia dedicado essencialmente à energia e sustentabilidade no parque edificado e ao conforto e isolamento acústico das habitações.
A eletrificação dos edifícios segue uma trajetória favorável, mas é necessária mais reabilitação energética. Da mobilidade aos edifícios... como podemos acelerar a transição para cidades carbono zero? Qual a responsabilidade da engenharia e do projeto na promoção de edifícios mais sustentáveis? Como podemos democratizar o acesso à mobilidade elétrica? Estas e outras questões vão marcar a conferência "Eletrificar o parque edificado. O grande desafio da reabilitação urbana”, que acontece logo pelas 10h00. São convidados desta conferência Augusto Ferreira Guedes, bastonário da Ordem dos Engenheiros Técnicos; José Manuel Sousa, vice-presidente da Ordem dos Engenheiros Técnicos; António Bessa, diretor técnico da Schneider Electric; Marcus Torres, Country Manager da ChargeGuru Portugal; Vítor Amaral, presidente da APEGAC; Fernando Silva Gusmão, da Ordem dos Engenheiros Técnicos; e Ávila e Sousa, diretor Técnico e Marketing do Grupo Preceram.
Por outro lado, e porque os edifícios terão de gastar menos energia, as novas diretivas europeias da certificação energética têm metas ambiciosas para cumprir, um desafio que é também uma oportunidade para os promotores imobiliários, para a construção e para toda a fileira industrial. Este será o mote para a conferência “As novas Diretivas da certificação Energética – O próximo nível", pelas 11h45.
Farão apresentações sobre este tema Nelson Lage, presidente do Conselho de Administração da ADENE; Hugo Santos Ferreira, presidente da APPII; Rui Fragoso, diretor na Direção de Edifícios e Eficiência de Recursos da ADENE; e Pedro Santos, diretor Técnico da Reynaers Aluminium.
Também são convidados para o debate Filipa Carmona, Diretora da Direção de Suporte Corporativo, Caixa Geral de Depósitos; Rogério Ribeiro, CX & Technical Solutions Director da Saint-Gobain Portugal; Vítor Vermelhudo, coordenador do Departamento Técnico de Betão da SECIL; Pedro Santos, Diretor Técnico da Reynaers Aluminium; Manuel Duarte Pinheiro, professor catedrático do Instituto Superior Técnico –Universidade de Lisboa; e Manuel Collares Pereira, Consultor Científico, Vanguard Properties.
Pelas 16h45h decorre a conferência “A importância do isolamento acústico tendo em conta o impacto das novas infraestruturas” estará em destaque. O ruído excessivo é um intruso perigoso e tem impacto negativo na nossa qualidade de vida, saúde e produtividade. Este é um risco real, que a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece como um problema de saúde pública.
São convidados para o debate João Ferreira Gomes, presidente da ANFAJE; Luís Campos, do Conselho Português para a Saúde e Ambiente; Rui Oliveira, diretor de Operações da Saint-Gobain Glass; Miguel Sánchez, Regional Residencial Program Manager da Guardian Glass; Acácio Pires, Policy Officer da Associação Zero; Jorge Patrício, da Direção da Sociedade Portuguesa de Acústica e Dília Jardim, Diretora do Departamento de Gestão Ambiental, Agência Portuguesa do Ambiente.
Todas as sessões são de acesso livre, mas sujeito a registo no site do evento, em semanadareabilitacao.com.