Escritórios deverão recuperar totalmente até 2025

30/09/2020
Escritórios deverão recuperar totalmente até 2025

Esta é uma das principais conclusões do novo estudo “Global Office Impact Study”, da Cushman & Wakefield, desenvolvido pelo Global Think Tank da consultora,composto por uma equipa de researchers e economistas de todo o mundo, analisa as mudanças cíclicas e estruturais que impactam o mercado global de escritórios, assim como as suas implicações para a recuperação. "Quisemos responder à questão fundamental de “qual o futuro do escritório?”, e para isso estudámos cientificamente os fatores criados pela pandemia e os seus efeitos no setor de escritórios", comenta Kevin Thorpe, Chief Economist e Global Head of Research da Cushman & Wakefield.

O estudo revela que até 2025 o mercado deverá recuperar totalmente, dependendo da região. A total recuperação é consistente com o observado na crise financeira de 2008, com um "ligeiro atraso" devido à tendência do teletrabalho, com o respetivo aumento de procura de escritórios e de rendas. Nesse ano, a taxa de disponibilidade global de escritórios deverá alcançar os níveis pré-crise de 11%, aproximadamente, bem como os valores de arrendamento.

"Examinámos o impacto coletivo desses fatores, incluindo o desemprego, taxas de disponibilidade, rendas, características geográficas e a expansão do trabalho remoto, para estabelecer os cenários futuros, que segundo as nossas previsões apontam para a total recuperação deste mercado, reconhecendo no entanto que todos os mercados têm especificidades locais e nem todos terão o mesmo padrão de recuperação", explica o mesmo responsável.

Para Rebecca Rockey, Global Head of Forecasting da Cushman & Wakefield, "mesmo que a tendência de teletrabalho abrande a recuperação do mercado de escritórios, o crescimento generalizado de empregos baseados em escritórios, juntamente com outros fatores como a cultura corporativa e produtividade, indicam que o escritório continuará a representar um papel importante na economia no futuro". E conclui que "com este estudo, analisamos um futuro incerto, com base na ciência e em dados empíricos"

O “Global Office Impact Study 2020” é o primeiro de quatro relatórios que fornecerão uma nova perspetiva em relação ao futuro dos escritórios, e o papel que terão num ambiente pós-pandemia.