Expositores e visitantes do SIL aumentaram de forma expressiva

17/05/2023
Expositores e visitantes do SIL aumentaram de forma expressiva

Terminou a 7 de maio mais uma edição do SIL – Salão Imobiliário de Portugal, uma edição que a organização considera um sucesso, com um aumento do número de expositores de 46%, num total de 159 empresas (portuguesas e estrangeiras) a marcar presença em stand.

O salão voltou a realizar-se em simultâneo com a Tektónica, aposta que a Fundação AIP, promotora dos dois eventos, mantém, e que tem “gerado um amplo consenso entre expositores e visitantes, tratam-se de dois setores com inúmeros vasos comunicantes, com capacidade de gerar enormes sinergias”, afirma Sandra Bértolo Fragoso, gestora do SIL.

Os dois eventos ocuparam uma área conjunta de mais de 35.000 metros quadrados de exposição, além do PT Meeting Center, onde se realizaram as conferências. No seu conjunto, o número de visitantes aumentou 47%, num total de mais de 22.500 pessoas a visitar a FIL nestes quatro dias de evento, ultrapassando “as melhores previsões” da organização.

Em declarações ao Público Imobiliário, a gestora do SIL recordou que “as expectativas para a edição 2023 do SIL eram elevadas e podemos afirmar que foram largamente superadas. Uma das principais conclusões que podemos retirar desta edição, é a de que apesar dos desafios, o setor demonstra a sua resiliência e capacidade de adaptação às novas exigências do mercado”.

Estes aumentos no número de empresas e participantes “traduz-se em mais contactos, mais network e sobretudo mais negócios. Durante os 4 dias do evento, foi percetível o sentimento geral de satisfação dos expositores com a forma como o evento estava a decorrer, e destacaram não só o aumento do número de visitantes, mas também a adequação do perfil do visitante às suas expectativas, e ainda a presença de compradores internacionais”, segundo a responsável.

Um dos destaques do evento deste ano foi o ciclo de conferências, um momento para o mercado se debruçar sobre os grandes desafios da atualidade do imobiliário. Contou com a presença de várias cidades do país, como Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Funchal, Seixal, Loures e Santarém, numa “oportunidade para os municípios darem a conhecer as suas políticas de habitação, os seus ativos imobiliários e todas as suas potencialidades aos investidores e aos cidadãos em geral”. Durante os dois primeiros dias do SIL, reuniram-se no salão presidentes de câmara, comunicação social, associações e empresas de referência “para debater e refletir sobre a realidade objetiva que se regista no terreno”. A gestora da feira considera que “estas conferências são cada vez mais um momento alto do SIL e uma oportunidade única para encontrar soluções e novos caminhos para os desafios do futuro, tendo registado mais de 600 participantes”.

Foram também atribuídos os Prémios SIL do Imobiliário, que reconhecem os melhores projetos imobiliários em Portugal. Este ano, foram distinguidas empresas como a Solyd, ERA, White Balance, Camp-in e Remax.