A promotora imobiliária GDMA está a desenvolver um novo projeto de habitação na avenida Dr. Aresta Branco, na Costa da Caparica (Almada), um investimento que ronda os 3,5 milhões de euros.
Junto ao mercado municipal e a comércio de rua, este edifício residencial está a ser construído na zona central da Costa da Caparica. Tem 7 pisos destinados a habitação, num total de 10 apartamentos e uma loja, somando os 1.352 metros quadrados.
As tipologias vão do T1 Duplex à Penthouse T3. Em entrevista ao Público Imobiliário, a GDMA descreve que “as tipologias T2 situam-se na frente do edifício diretamente para a avenida Aresta Branco. Os apartamentos Duplex, na maioria T2, estão voltados a tardoz, para a Praça António Correia, perpendicular à avenida Aresta Branco. Os T3 ocupam um piso completo e estão localizados nos últimos dois, 6º e 7º. A cobertura está dividida em dois terraços afetos a cada T3, sendo o fogo T3 do sétimo piso que tem acesso à maior área”.
O projeto distingue-se pela sua piscina na cobertura, de uso exclusivo do apartamento T3 do 7º piso, com vista desde o Cabo Espichel à Serra de Sintra. Também o 6º piso tem um terraço exclusivo. A promotora destaca “as vistas maravilhosas de mar e rio nos pisos superiores e as vistas de cidade, da avenida Aresta Branco, do mercado e da rua dos Pescadores”.
O projeto está atualmente em fase adiantada de construção. Neste momento, decorre a instalação das infraestruturas técnicas de eletricidade e esgotos, bem como a construção das paredes interiores. Deverá ficar totalmente concluído em agosto do próximo ano.


Sustentabilidade começa no desenho
A GDMA recorda que “o principal desafio passou pelo desenvolvimento de um projeto interessante, tanto do ponto de vista do seu desenho, como da vivência dos espaços num lote com uma forma tão peculiar, em triângulo”. É assinado pela arquiteta Dulce Fernandes, do ateliê A+Espaço, que “procurou uma imagem de modernidade e leveza, por forma a destacar-se da envolvente altamente densificada e às vezes descaracterizada desta zona da Costa da Caparica”.
E foi aqui mesmo que começou a preocupação com a sustentabilidade: “dimensionando as consolas das varandas, foi possível controlar a incidência dos raios solares nos vãos de vidro, permitindo uma redução da energia necessária para arrefecer os espaços. Por outro lado, foram instaladas soluções de aquecimento e arrefecimento como bombas de calor AQS altamente eficientes.
A promotora destaca que foram adotadas soluções de isolamento térmico e acústico em todas as paredes exteriores, “o que possibilitou alcançar um excelente desempenho no Certificado Energético”, no caso A+. Em paralelo, as paredes internas “terão um alto nível de soluções térmicas e acústicas que vão garantir boas performances em termos de perdas e ganhos de energia e isolamento acústico entre divisões, sempre a pensar na qualidade de vida dos residentes”. A GDMA avança que “vamos apostar em certificações LEED ou BREEAM, o que trará ainda mais prestígio a um edifício que vai primar pela qualidade, a todos os níveis”.
Millennium bcp acompanhou esta promoção imobiliária
Este é já o segundo projeto imobiliário da GDMA apoiado pelo Millennium bcp. “É o banco parceiro nesta nossa atividade. Estamos muito satisfeitos com o trabalho da equipa do Millennium bcp, que nos acompanhou ao longo de todo o projeto e permitiu que a parceria se desenvolvesse da melhor forma”.
