Grupo Mendes Ribeiro investe 7 milhões em novo projeto de habitação em Guimarães

22/10/2024
Grupo Mendes Ribeiro investe 7 milhões em novo projeto de habitação em Guimarães

Vila das Taipas, em Guimarães, vai contar a partir do próximo ano com um novo complexo habitacional, o Edifício Vessadas, um investimento de 7 milhões de euros promovido pelo Grupo Mendes Ribeiro.

Este edifício situa-se junto à feira semanal da vila, próximo de serviços e a poucos metros do centro, e oferece apartamentos de várias tipologias, entre o T0 e o T3, com áreas generosas, além de quatro espaços comerciais. A área total é de cerca de 8.800 metros quadrados.

Em entrevista ao Público Imobiliário, o Grupo Mendes Ribeiro descreve que o Edifício Vessadas “nasce com o objetivo de dar resposta às novas dinâmicas criadas pelo desenvolvimento do parque tecnológico Avepark e pelo largo investimento que tem sido feito em vários tipos de infraestruturas na Vila das Taipas”, como as novas instalações termais, renovação total das duas escolas, investimento no equipamento desportivo no parque e requalificação do mesmo, novas praias fluviais, restruturação integral do centro cívico da vila, novo espaço de lazer no antigo mercado, entre outros. “A ambição do projeto é posicionar-se num segmento de qualidade alta, na linha do que foi feito pelo Grupo Mendes Ribeiro nos seus últimos projetos imobiliários”, como os edifícios Rio Ave Terrasse I e II.

Este projeto é assinado pelo atelier de arquitetura Lourenço Mendes arquitetos em parceria com o arquiteto Davide Gonçalves Ribeiro. As principais linhas orientadoras do processo criativo foram “a sua singularidade enquanto objeto que marca uma das portas de entrada na vila bem como a implementação de conceitos que visam a sustentabilidade e eficiência do imóvel”.

2.jpg

“Sustentabilidade e eficiência energética são fulcrais” no Edifício Vessadas

O Grupo Mendes Ribeiro salienta que “o empreendimento assenta numa visão onde a sustentabilidade e eficiência energética são fulcrais. Nesse sentido, e na tentativa de dar resposta à crescente preocupação com a pegada ecológica e à problemática do aquecimento global, o Edifício Vessadas incorpora o sistema de fachada ventilada, e foram instaladas bombas de calor para aquecimento das águas sanitárias em todas as frações”. Os apartamentos estão ainda equipados com ar condicionado Inverter de alta eficiência. Quanto à tecnologia, em todas as habitações será instalado um kit de domótica, que “torna o equipamento mais sofisticado, eficiente e mais interativo”.

O Edifício Vessadas está atualmente em construção, em fase de acabamentos. A sua conclusão está prevista para o último trimestre de 2025.

“A aceitação por parte do mercado foi extraordinária. Enquanto elemento singular da vila, o projeto colheu uma grande aprovação junto da comunidade local”, segundo o promotor. O principal público-alvo são jovens casais que procuram a sua primeira habitação, “ou quadros técnicos atraídos pelo cluster do Avepark”.

Millennium bcp acreditou no projeto desde o início 

O Grupo Mendes Ribeiro recorda o apoio do Millennium bcp nesta promoção imobiliária, nomeadamente o facto de “desde uma fase muito inicial do projeto ter demonstrado uma crença muito grande no mesmo. Essa capacidade de acreditar em projetos como este é o que define a forma como o banco se apresenta no setor imobiliário, tornando possível a sua materialização”.

3.jpg