Há luz verde para recuperar Quinta do Ferro

26/03/2024
Há luz verde para recuperar Quinta do Ferro
CML

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou na última semana, por unanimidade, a versão final da proposta de operação de reabilitação da Quinta do Ferro, que será agora submetida a aprovação da Assembleia Municipal. 

“Vamos reabilitar esta zona central, respondendo aos anseios da comunidade local e integrando-a na cidade”, assegurou Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa. O investimento público previsto é de cerca de 20 milhões de euros. A proposta de Programa Estratégico e Modelo Urbano prevê ainda sete milhões de investimento privado, num período de dez anos.

A requalificação da Quinta do Ferro visa proporcionar habitação acessível para novos moradores, a criação de espaços verdes e estacionamento e estabelecer uma área urbana infraestruturada com comércio de proximidade.

De acordo com comunicado da autarquia, este modelo urbano surge em resultado de várias reuniões privadas, sessões públicas de esclarecimento com os moradores, associações e proprietários e, por último, da discussão pública, entre 17 de outubro e 28 de novembro de 2023. 

Esta resolução “só foi possível graças ao trabalho incansável do Urbanismo da Câmara de Lisboa, que liderou um longo trabalho de diálogo e concertação com os moradores e proprietários da Quinta do Ferro, sem nunca impor soluções pré-definidas”, frisou a vereadora do Urbanismo, Joana Almeida.

Depois de aprovada em Assembleia Municipal, segue-se o lançamento do concurso de empreitada, que deverá acontecer ainda este ano.