Habitação acessível no centro do debate da Semana da Reabilitação Urbana do Porto

09/11/2022
Habitação acessível no centro do debate da Semana da Reabilitação Urbana do Porto

Num contexto em que a subida galopante das taxas de juro no crédito à habitação cria um obstáculo adicional no acesso à habitação pela classe média, parece sair reforçada a aposta na construção de habitação multifamiliar para arrendamento ou “build to rent”. Os investidores nacionais e internacionais revelam-se interessados na promoção de construção para arrendamento e no caso do Porto, o Município mostra-se empenhado em apoiar estes investidores e em acelerar o stock de habitação para arrendamento com o alargamento do Programa Porto com Sentido.

Com o apoio da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, a conferência “Porto com Sentido. Uma resposta de mercado para Habitação Acessível” recebe no próximo dia 22 de novembro, a partir das 17h15, o vereador dos Pelouros do Urbanismo, Espaço Público e Habitação, da Câmara Municipal do Porto, Pedro Baganha; e a administradora executiva da Porto Vivo SRU, Raquel Maia, entre outros convidados.

Com o apoio da consultora imobiliária CBRE, a Semana da Reabilitação Urbana do Porto promove no próximo dia 23 de novembro, a partir das 11h45, a conferência “Perspetivas económicas e desafios ao mercado imobiliário!”.

Para uma abordagem macroeconómica está convidada Ana Paula Serra, Board Member do Banco de Portugal. Seguindo-se duas intervenções: a primeira por Ricardo Guimarães, Managing Partner da Confidencial Imobiliário, com foco nos números e tendências do mercado residencial; e uma segunda por Rui Moreira, Director of Porto da CBRE Portugal e que apresentará as perspetivas para o imobiliário comercial.

A conferência com ainda com uma mesa de debate para a qual estão convidados Nuno Nunes, Senior Diretor of Capital Markets da CBRE Portugal; Manuel Calvão, Board Member da Fidelidade; Artur Varum, CEO da Civilria; e Pedro Pinto, Administrador da Lionesa. A moderação ficará a cargo de Ricardo Guimarães.

A 10.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto conta com o apoio de diversas entidades do setor privado. Schmitt+Sohn, Grupo Preceram e Reynaers alinham nos patrocínios Platina. Na categoria Ouro incluem-se a A400, Avenue, Caixiave, CBRE, CIN, Grupo San Jose, JLL, Mapei, Morais Leitão & Associados, Portgás, Predibisa, Reify, Smeg e Victoria Seguros.

Nos patrocínios institucionais alinham a ADENE, AICCOPN, APEMIP, APPII, GECoRPA, Ordem dos Arquitectos, Ordem dos Arquitectos-SRN, Ordem dos Engenheiros – Região Norte, Ordem dos Engenheiros Técnicos, Ordem dos Economistas, GECoRPA, IHRU e IMPIC. Os apoios institucionais cabem à ACAI, APFIPP, CENTRO HABITAT, RICS, ULI, APEGAC, AHP e ANFAJE. Na comunicação com o público, o portal oficial é o Idealista e jornal oficial o Público Imobiliário.