Habitação e futuro da construção dominam o debate na Semana da Reabilitação Urbana

18/02/2025
Habitação e futuro da construção dominam o debate na Semana da Reabilitação Urbana

Regressa já na próxima semana, de 25 a 27 de fevereiro, mais uma edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, o debate das cidades que este ano se estreia no Beato Innovation District – Fábrica de Unicórnios. A habitação e a construção são dois dos principais temas que vão animar a agenda de conferências destes três dias.

No dia 25, a sessão inaugural da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa contará com a presença do ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz; do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e do presidente da CPCI, Manuel Reis Campos. À sua apresentação, segue-se um painel de debate dedicado ao acesso à habitação e às respostas dos municípios, que contará com autarcas de Lisboa, Almada, Vila Franca de Xira, Cascais e Loures para partilhar a sua experiência sobre as políticas públicas de habitação.

A manhã do mesmo dia vai abordar o PRR enquanto oportunidade para a construção industrializada, numa altura em que o desafio de acesso à habitação exige novas soluções de construção industrializada, uma resposta mais rápida e com menos custos que permita trazer ao mercado mais casas que os portugueses possam pagar. Importa perceber como está a ser cumprido o PRR, como se pode acelerar a transformação do setor da construção e como pode o próprio programa alavancar a industrialização neste setor.

Segue-se uma sessão dedicada ao impacto da Inteligência Artificial no mercado imobiliário e de que forma pode impactar toda a cadeia, desde a construção à comercialização e vivência nos imóveis.

Olhando para as metas europeias de sustentabilidade e eficiência energética, a manhã de dia 26 é dedicada à eletrificação do parque edificado enquanto grande contributo da reabilitação urbana para os objetivos de neutralidade carbónica e às novas diretivas de certificação energética, que prometem novos desafios para o setor nos próximos anos.

As alterações ao RJIGT estarão em destaque a 27 de fevereiro, na sessão “Nova Lei dos Solos – Construir em solos rústicos para ter mais habitação”, que contará com a presença da secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa. Num debate no qual participam juristas, promotores imobiliários e poder local, importa perceber que alterações estão em causa e que impacto terão efetivamente no mercado e no acesso à habitação.

A Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa contará ainda com várias sessões técnicas focadas em temas como o futuro da construção, isolamento e conforto, soluções térmicas e acústicas ou o futuro da mobilidade elétrica, entre outros.

Acompanhe todas as novidades da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa online, onde podem também ser feitas as inscrições de forma gratuita.