Habitação em Lisboa ficou 6,3% mais cara no final do ano

20/03/2024
Habitação em Lisboa ficou 6,3% mais cara no final do ano
Pixabay

Os preços das casas subiram 6,3% em Lisboa no último trimestre de 2023, face a igual período do ano anterior. É o que mostra o Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário para a capital. 

Este aumento está em linha com a subida homóloga registada em 2022, apenas 0,8% abaixo do crescimento de 7,1% então registado. É uma performance que contrasta com a tendência observada no global do país, onde se verificou uma desaceleração acentuada na valorização. Recorde-se, no contexto nacional, os preços de venda das casas em Portugal Continental aumentaram 11,8% em 2023, uma desaceleração de 6,9 pontos percentuais em relação ao aumento de 18,7% registado em 2022.

A manutenção da valorização de Lisboa em patamares idênticos entre 2022 e 2023 reflete a consistência do comportamento trimestral dos preços. Os preços na capital apresentaram subidas situadas entre 1,0% e 2,0%, no decorrer do ano passado, uma tendência que foi confirmada no 4º trimestre, quando a variação em cadeia se posicionou em 1,2%.

De acordo com Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário, “o facto de Lisboa sustentar a subida de preços em níveis semelhantes num quadro que, no agregado nacional, é de forte abrandamento, sugere que o ciclo recente de valorização pode estar a esgotar-se”. E recorda que, nos últimos anos, “o motor para o crescimento dos preços em Portugal foram os mercados mais baratos, especialmente os das periferias de Lisboa e Porto, os quais, tendo bases de valor baixas, observaram elevados níveis de valorização”. 

“Sucede que, em virtude desta trajetória, a margem para subir preços nestes mercados vai sendo progressivamente mais baixa e simultaneamente os concelhos mais caros, como Lisboa e Porto, estão a inverter a curva de desaceleração dos últimos anos”, explica ainda o responsável.

De entre os 18 concelhos da região monitorizados no âmbito do Índice de Preços Residenciais, apenas a Amadora registou uma subida menos robusta que Lisboa, observando um crescimento de 5,5% nos preços de venda em 2023. A valorização na região foi liderada pelo concelho do Montijo, onde a subida de preços em 2023 se situou em 22,1%. No ano transato, os preços apurados para a média das transações em Lisboa atingiram os 4.865 euros/m², de acordo com o SIR - Sistema de Informação Residencial.