Imobiliário de luxo alavanca mercado de Lisboa

24/02/2021
Imobiliário de luxo alavanca mercado de Lisboa

A escassa oferta de produto deverá assegurar a estabilidade no mercado residencial ao longo de 2021. Os Vistos Gold ainda continuam a ser uma opção e a expectativa do seu fim deve acelerar transações ao longo deste ano. Mas são os compradores nacionais que têm assumido o protagonismo, revelando a capacidade para escoar o pouco produto de imobiliário de luxo que chega ao mercado, em especial nas zonas mais nobres da capital.

No fundo, e apesar de todo o contexto atual, o interesse pelo mercado imobiliário permanece elevado, suportado por uma realidade de taxas de juro baixas e de elevada liquidez financeira a nível global. São várias as consultoras que nas suas projeções de início de ano garantiram que Portugal continua a evidenciar fortes fundamentos imobiliários, nomeadamente um mercado ocupacional interessante e uma ainda reduzida disponibilidade de produto, estando bem posicionado para uma rápida retoma assim que os países começarem a sair da atual crise sanitária e consequentes restrições aplicadas um pouco por todo o mundo.

Mercado de luxo como alavanca do setor

Apesar de ser um nicho de mercado, o imobiliário de luxo continua a mostrar-se resistente, com Portugal a ser mesmo um caso de sucesso no panorama internacional. No primeiro estudo sobre o impacto do surto neste segmento, realizado o ano passado, a Knight Frank analisou a evolução de preços nas 20 principais cidades do mundo, tendo colocado Lisboa nos quatro únicos mercados onde os preços subiram. A consultora prevê que 2021 seja de forte recuperação, com a capital portuguesa a continuar a registar subidas, neste ano, superiores a 5%.

Neste contexto, as zonas prime continuam a ter um aumento exponencial de interesse e contactos, sobretudo no mercado residencial de luxo. E apesar de os investidores e consumidores portugueses estarem entre os principais clientes do produto de luxo, a procura internacional de países como Brasil, Estados Unidos e Médio Oriente continua elevada neste segmento.

Lisboa com escassa oferta

Em Lisboa, a oferta de imóveis de luxo continua escassa, situação que torna o produto existente obviamente ainda mais apetecível, com as áreas mais procuradas a situarem-se no centro, entre o Chiado e o Príncipe Real.

Neste contexto, o Millennium bcp está a promover a venda de um apartamento único, bem situado no centro da cidade de Lisboa, mais propriamente entre a Av. da Liberdade, a Rua Castilho e o Príncipe Real (Rua do Salitre), com uma área útil de 233 m2.

Trata-se de um apartamento de tipologia T4 que se insere no rés do chão direito de um edifício de três pisos acima do solo, com 4 frações e uma cave para estacionamentos e arrecadações.

Este espaçoso apartamento é ainda composto por hall, cozinha, despensa, closet, lavandaria, 4 casas de banho, 1 lavabo, logradouro com 18,6 m2, um terraço de uso exclusivo com 188,3m2, um espaço de estacionamento na cave e arrecadação. Beneficia de boas áreas, boa construção e bons acabamentos, ar condicionado e lareira. Convém relembrar que a Rua do Salitre foi considerada a morada mais cara e mais exclusiva de Portugal, uma zona mista, bem servida de comércio e serviços, bem como por transportes rodoviários e metropolitano.

Ao Público Imobiliário, Ramiro Gomes, do Millennium bcp, destacou precisamente o facto de o apartamento em causa se distinguir no mercado por algumas características que julgamos ímpares ou raras. “Estamos a falar, desde logo, da sua localização a 5 minutos a pé da Av. da Liberdade, e também da segurança que permite pelo facto de se inserir num condomínio fechado, de acesso exclusivo e com estacionamento coberto no seu interior. A área privativa do apartamento é também uma caraterística a destacar”.

O Banco irá analisar propostas de compra para este imóvel, recebidas até às 17h do dia 18 de março de 2021.

Para informações adicionais, contactar:

Millennium bcp – Carlos Carapinha

e-mail: carlosbarria.carapinha@millenniumbcp.pt