Inspired Orbit arranca construção do Foz Nature

21/05/2025
Inspired Orbit arranca construção do Foz Nature

Na zona da Foz do Douro, no Porto, está em construção um novo projeto residencial, o Foz Nature, promovido pela Inspired Orbit. 

Situado na Travessa de Passos, o Foz Nature terá 17 habitações com tipologias T3, T4 e T5, entre os 446 e os 654 m², integrados numa propriedade de mais de 4.600 m² e 2.800 m² de áreas exteriores. O empreendimento terá várias zonas exteriores privadas, incluindo jardim e espaço de refeições, piscina, solário e hortas urbanas. As zonas comuns incluem o átrio de entrada, um circuito de manutenção, jardins, zona para crianças e serviços como concierge e transporte elétrico para visitas.

Em entrevista, a Inspired Orbit, promotora desde projeto, descreve que o Foz Nature “baseia-se numa ideia simples: habitar a natureza. A partir deste conceito, é promovida uma ligação total entre os ambientes natural e construído. Paisagismo, materialidade construtiva e design de interiores são desenvolvidos em conjunto e tornam fluidas as fronteiras entre interior e exterior. Define-se a experiência do habitar natural. O verde das folhas, o cheiro da terra, a brisa fresca e as infinitas nuances criadas pela luz natural. A natureza que convidamos a entrar em casa, tornando fluidas as fronteiras entre interior e exterior, conforto e modernidade, segurança e sustentabilidade”. 

Este projeto foi distinguido em Londres nos European Property Awards 2024, parte dos International Property Awards, que reúnem mais de 200 júris independentes, como “Melhor Empreendimento Residencial em Portugal”. 

O Foz Nature começou a ser construído no mês de março, e deverá ficar concluído e pronto a habitar no segundo trimestre de 2027. 40% das frações já foram vendidas, o que deixa a Inspired Orbit “muito satisfeita” com o nível de comercialização do empreendimento. O principal público-alvo são os clientes “que valorizam, sobretudo, a relação entre interiores e exteriores, espaços abertos, modernos e elegantes com privacidade e segurança”. 

Final_10_V2UP.jpg

Final02_V2_3-gigapixel-high fidelity v2-4x.jpeg

Um projeto preparado para certificação BREEAM

O projeto de arquitetura do Foz Nature é assinado pelo gabinete português CCHE Porto. Desde o início, o seu desenvolvimento “baseou-se na implementação de estratégias passivas e ativas para minimizar o seu impacto ambiental e o consumo de energia”, entre as quais o “isolamento generoso e o controlo ambiental proporcionado pela adoção de coberturas ajardinadas em todo o projeto. A inclusão de dispositivos de sombreamento nas aberturas, mecanismos contínuos de ventilação cruzada e claraboias em todos os ambientes contribuem ainda mais para a redução do uso de sistemas elétricos”. 

Por outro lado, os sistemas ativos baseiam-se numa solução altamente eficiente que integra o ar condicionado interno e a produção de água quente sanitária por meio de uma bomba de calor, cujo consumo energético é sustentado por painéis fotovoltaicos”. O sistema de automação residencial KNX integra iluminação, climatização e sombreamento interno, permitindo o ajuste detalhado desses parâmetros e a otimização do consumo energético de cada fração. 

Adicionalmente, as coberturas ajardinadas permitem a retenção da água da chuva, que é então utilizada para irrigar os espaços verdes externos.

A Inspired Orbit explica que o projeto “está preparado para ser submetido à certificação de sustentabilidade BREEAM, e acreditamos que venha a obter uma boa classificação”.

Millennium bcp “é parceiro de longa data” 

Sem avançar o valor deste investimento, a promotora refere que o projeto “foi pensado ao mais ínfimo detalhe, juntando vários terrenos, e promete requalificar a Travessa de Passos, com benefícios importantes para a cidade do Porto e os seus munícipes”. 

Este é um projeto imobiliário apoiado e acompanhado pela equipa do Millennium bcp. Para a promotora, o banco “é um parceiro de longa data que conhece bem a atividade da Inspired Orbit. Desde o primeiro momento que a instituição se disponibilizou a apoiar o desenvolvimento do Foz Nature”. 

Final_01_V2UP.jpg