Investidores mantêm interesse no mercado imobiliário da Madeira

09/12/2020
Investidores mantêm interesse no mercado imobiliário da Madeira

A Madeira foi considerada, em 2019, o “Melhor Destino Insular do Mundo” pelo World Travel Awards. E apesar de, em 2020, o contexto de pandemia ter trazido uma realidade distinta da que experienciávamos o ano passado, o mercado imobiliário, quer na sua vertente hoteleira como residencial, continua a atrair investidores para esta geografia, não só nacionais como estrangeiros. Sobretudo, dizem os especialistas, este mercado tem sido particularmente procurado por investidores com visões a médio e longo prazo, já que as caraterísticas que deram à Madeira o prémio de “Melhor Destino Insular do Mundo” não desapareceram. Segundo os especialistas, a atividade imobiliária na Madeira não estagnou e tem procurado desenvolver-se pelas oportunidades existentes.

Uma dessas oportunidades é proposta pelo Millennium bcp, que está a apresentar ao mercado o Complexo Madeira Palácio, o qual se localiza na Estrada Monumental, no Funchal e é composto por três imóveis com dimensão e bem posicionados face ao espaço onde se inserem. São eles, o Hotel Madeira Palácio, o Madeira Palácio Residences e o Beach Hotel.

“Estamos a falar de um grande projeto que conjuga a componente habitacional e a componente de Hotelaria e Turismo”, revela o Banco. Neste contexto, a entidade financeira está à procura de um investidor com cariz de promotor imobiliário, com dimensão e interesse em olhar para o empreendimento na sua totalidade, conjugando as valências dos diferentes projetos e com vista a disponibilizar uma oferta de qualidade, não só para o mercado interno, mas também para o mercado internacional. “No entanto, o Banco não inviabiliza a análise de propostas feitas para duas modalidades possíveis. Por um lado, propostas para a componente residencial, o Madeira Palácio Residences e, por outro, para a componente hoteleira na sua totalidade, neste caso, o Hotel Madeira Palácio mais o terreno Beach Hotel”.

Hotel Madeira Palácio

O Hotel Madeira Palácio corresponde a um estabelecimento hoteleiro de 5 Estrelas, com trabalhos de remodelação concluídos em 40% (estimativa). Este espaço foi, outrora também um hotel, aberto em 1967 e do qual só resta a estrutura de betão, tendo tudo o mais sido demolido, para dar origem a um novo complexo hoteleiro com uma arquitetura mais moderna. O projeto de arquitetura desenvolve-se num terreno com uma área total de 19.750 m2, contempla 13 pisos, prevê um total de 318 quartos, no equivalente a 728 camas e inclui 3 restaurantes, 3 bares, 1 piscina exterior e 2 courts de ténis.

Foi pedida a prorrogação da Licença de acabamentos dos trabalhos, anteriormente aprovados, até ao dia 20 de outubro de 2021.

Madeira Palácio Residences

O Madeira Palácio Residences corresponde a um edifício de habitação coletiva, implantado num terreno com 14.610 m2 e com uma área de construção bruta de 40.725 m2. Está organizado por 7 blocos de 10 pisos, com 112 apartamentos, concluídos e com licença de utilização, cada um dos quais com estacionamentos e arrecadações afetos. Estes apartamentos são de tipologias T1 (14 unid.), T2 (62 unid.), T3 (29 unid., 3 das quais em duplex) e T4 (7 unid), com áreas brutas privativas a variarem entre 88,72 e 297,65 m2. Este condomínio, por assim dizer, tem 289 estacionamentos e 2 piscinas exteriores.

O Beach Hotel é um terreno com 10.002 m2 que confina com o mar, junto à Praia Formosa, destinado à construção de uma unidade hoteleira com 80 quartos de segmento luxo, com uma área bruta de construção de 20.766 m2. O projeto não está aprovado e insere-se no Plano de Pormenor da Praia Formosa o qual está em execução e poderá estar concluído até dezembro 2020. Para além dos apartamentos, inclui piscinas, solário, restaurantes, bares e estacionamentos num total de área de construção de 20.766 m2.

O perfil do investidor

Ramiro Gomes, responsável de vendas Grandes Imóveis Sul, da Direção de Crédito Especializado e Imobiliário do Millennium bcp, reforçou ao Público Imobiliário que tendo em conta a dimensão e uso diferenciado dos ativos, o perfil do investidor será uma entidade que trabalhe com um promotor para a venda dos apartamentos e com uma cadeia hoteleira para a exploração de ambos os hotéis, com marcas iguais ou mesmo diferentes. “No entanto, não é de descartar a hipótese de parte ou todos os apartamentos poderem também ser usados para exploração hoteleira (em forma de rental pool). A possibilidade de venda individual de cada tipo de ativo (Edifício de apartamentos e hotéis), permite encontrar, à partida, um investidor com perfil mais adequado para cada um”.

O especialista destacou que a localização junto ao mar é um fator de atratividade para qualquer dos ativos que compõem o Complexo Madeira Palácio, sendo que no caso dos apartamentos, em concreto, o destaque vai para a qualidade dos seus acabamentos e a sua dimensão, com vistas amplas para o mar.

Perspetiva positiva

Ramiro Gomes considera que o mercado tem dado uma perspetiva muito positiva quanto ao interesse que este conjunto de imóveis vai suscitar, não só interna, como externamente.

“Por um lado, os investidores de maior dimensão (até internacionais), continuam a procurar oportunidades no imobiliário residencial e turístico em Portugal”. Por outro lado, diz o especialista, o setor residencial continua muito dinâmico e com escassez de oferta, pelo que acreditamos que haverá promotores interessadas em adquirir para comercialização posterior dos apartamentos. “O setor hoteleiro deverá recuperar nos próximos anos, assim se perspetiva, o que permitirá o acabamento da construção do Madeira Palácio Hotel e o desenvolvimento do novo projeto hoteleiro junto à praia, o Beach Hotel”.

O gestor admite que a Madeira não tem escapado aos efeitos da pandemia, mas salienta que se espera uma recuperação gradual do turismo durante o ano de 2021 e mais significativa em 2022. “A Madeira continua a ganhar prémios internacionais e a ser um destino de eleição para estrangeiros (turistas e/ou pensionistas), pelo que o mercado acredita nessa recuperação”.

Visitas nos dias 6 e 7 de janeiro de 2021, com pré-agendamento.

O Banco irá analisar propostas de compra para estes ativos, recebidas até às 17h do dia 22 de janeiro de 2021.

Para o agendamento de visitas e informações adicionais, contatar o respetivo gestor: Karsten Sommer; email: karsten.sommer@millenniumbcp.pt ou telefone: +351 914771805.