A habitação e os seus vários formatos são hoje o mercado imobiliário preferido dos investidores imobiliários para alocar o seu capital. Mantém-se a escassez de oferta, e é um segmento que se apresenta mais estável em contexto de crise. Esta foi uma das conclusões tiradas durante a 7ª edição do Portugal Real Estate Summit
Esta conferência decorreu a 19 e 20 de setembro, o mais importante evento dedicado ao investimento imobiliário da Península Ibérica, organizado pela Iberian Property. Durante as sessões, foram colocadas à audiência de investidores várias questões, através da plataforma de inquéritos Wooclap, que permitiram conhecer a sua opinião sobre vários temas. Por exemplo, 37% dos mais de 100 respondentes afirmou que o setor no qual prefere investir nos próximos tempos é o residencial tradicional, ao passo que 19% vai apostar nos formatos alternativos de co-living, residências de estudantes ou residências sénior. 15% afirmou que está mais interessado no segmento dos escritórios, 12% considera que a hotelaria é o setor mais atrativo para o seu portfólio, e 8% (cada) vão investir em retalho e logística.
Por outro lado, 48% dos inquiridos acredita que os preços do imobiliário português vão continuar a subir no próximo ano. 32% espera que se mantenham nos níveis atuais, e 21% prevê quebras.
Apesar de cautelosos, os investidores imobiliários mantêm-se otimistas, incluindo relativamente à economia portuguesa. Outra das questões feitas à audiência através do Wooclap confirmou que 47% esperam uma manutenção do clima económico em Portugal nos próximos 6 meses, e 15% acreditam que vai melhorar. 37% dos inquiridos acredita que a economia se pode ainda deteriorar em breve.
Portugal Real Estate Summit reuniu 420 profissionais do investimento imobiliário no Estoril
Esta foi mais uma edição de sucesso do Portugal Real Estate Summit que superou as expetativas da organização, reunindo 420 participantes em dois dias intensos de conferência e debate sobre o estado atual e o futuro do mercado de investimento imobiliário em Portugal. A evolução da economia, os novos formatos de habitação e as melhores oportunidades dos vários setores do imobiliário estiveram em destaque, assim como a afirmação das cidades portuguesas e novas localizações com potencial de investimento em vários setores, como Braga, representada no evento pelo presidente da autarquia, Ricardo Rio.
Coincidiu com esta edição do evento a 1ª edição dos Iberian Property Investment Awards, cujos vencedores foram conhecidos no Casino Estoril a 19 de setembro. A compra da antiga sede do Novo Banco em Lisboa, pela Merlin Properties, por mais de 100 milhões de euros, venceu o prémio de melhor negócio imobiliário do ano em Portugal.