Investimento internacional em Portugal no centro do debate da COPIP

29/06/2022
Investimento internacional em Portugal no centro do debate da COPIP

A III Conferência da Promoção Imobiliária em Portugal – COPIP, com organização da APPII e da VI, decorre quinta-feira, dia 30 de junho, no espaço O Clube – Monsanto Secret Spot, em Lisboa. O evento está marcado para as 9h30, com as boas-vindas a serem dadas pela APPII.

A abertura da COPIP contará com a presença do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos. Logo após a intervenção do ministro, segue-se a apresentação do “Estudo de Acesso à Habitação pelos Portugueses”, por Ricardo Sousa, CEO da Century 21 Portugal | Espanha, e Ricardo Guimarães, managing partner da Confidencial Imobiliário. A habitação dará assim o mote à primeira mesa-redonda de debate da conferência, moderada por António Gil Machado, diretor da VI.

Nela estarão presentes Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros; Pedro Vicente, Administrador da Habitat Invest; João Cristina, Country Manager da Merlin Properties; e o já mencionado Ricardo Sousa, CEO da Century 21 Portugal | Espanha.

A sustentabilidade na construção estará igualmente no centro do debate durante a III Conferência da Promoção Imobiliária em Portugal. Integrada na agenda da COPIP, a sessão “A sustentabilidade na construção & imobiliário como desafio de futuro!” realiza-se pelas 11h30 contando com uma apresentação de Jacques Chanut, Presidente do Groupe SMA France, sucedendo-se a sessão “Go Green” – O caminho Carbono Zero para os edifícios do futuro", tendo Pedro Mello Vasconcellos, Diretor de ESG, Nhood Portugal, como interveniente.

A análise e debate destes temas fica a cargo de um painel composto por vários especialistas do setor, entre os quais Nelson Lage, Presidente da Adene; José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties; Carlos David, Diretor de Development da Nhood Portugal; Fernando Gandra, Diretor Comercial, Uponor Portugal; Paulo Manso, Diretor, C. Santos VP / Mercedes-Benz. Manuel Collares Pereira, Scientific Advisor da Vanguard Properties, será o moderador do painel de debate.

Ainda antes Grand’ Almoço APPII no Monsanto Secret Spot, será realizada a sessão "Oportunidade de futuro – apresentação por Vila Nova de Gaia", com a intervenção de António Miguel Castro, Presidente da CA da Gaiurb – Urbanismo e Habitação, EM e da Inovagaia.

O investimento internacional em Portugal e a atração de capital são outros dos temas em destaque neste encontro. Gonçalo Ponces, Head of Development da JLL, dará início ao ciclo de sessões da parte da tarde, especificamente às 15h15, com a apresentação "Why Portugal – O investimento e a atração de capital", uma visão do investimento internacional em Portugal. De seguida, teremos também a apresentação "O mercado imobiliário no contexto da promoção internacional de Lisboa", que terá Raquel Abecasis, Diretora Executiva da Invest Lisboa, como oradora.

A análise e debate destes temas fica a cargo de um painel composto por vários especialistas do setor, nomeadamente Joaquim Lico, CEO da Vogue Homes; José Araújo, Diretor da Direção de Crédito Especializado e Imobiliário, Millennium bcp; Fernando Vasco Costa, Diretor Geral Portugal, Nexity; Miguel Cabrita, Board Member da MEXTO Property Investment; Miguel Santana, Board Member da Fidelidade Property.

Ricardo Sousa, CEO da Century 21 Portugal | Espanha, moderará o painel de debate.