Isolamento acústico é essencial para a saúde, um investimento com retorno garantido

19/04/2023
Isolamento acústico é essencial para a saúde, um investimento com retorno garantido

A fachada e os seus componentes são de importância vital para afastar o ruído do exterior e para alcançar o máximo conforto e tranquilidade no interior. A janela é o ponto mais fraco da envolvente do edifício, pois com apenas alguns centímetros de espessura deve conseguir um isolamento igual ou superior ao dos restantes componentes, sem descurar a luminosidade, design, facilidade de abertura, segurança e muitas outras características que fazem da janela um componente fundamental em edifícios e casas.

Se olharmos para os edifícios antigos e não tão antigos, veremos que têm janelas com mau desempenho que nos fazem perder dinheiro e conforto devido aos seus baixos níveis de isolamento térmico e acústico. Felizmente, isto está a mudar e os utilizadores estão a tornar-se conscientes da importância de escolher boas janelas e portas que trarão benefícios tanto a curto como a longo prazo.

A fim de garantir o melhor isolamento acústico, é preciso ter em conta, em primeiro lugar, a permeabilidade ao ar, que é um fator chave na redução do ruído proveniente do exterior. Recomenda-se sempre sistemas de janelas e caixas de estores com o maior valor de permeabilidade ao ar possível (classe 4), pois quanto maior for este valor, menores são as fugas de ar.

É também muito importante adaptar o vidro à natureza do ruído a ser isolado e consultar o fabricante da caixilharia ou o fabricante do vidro para se aconselhar sobre a melhor combinação possível de vidros em função da gama de frequências a eliminar.

Quando se trata de isolamento, seja térmico ou acústico, as janelas e portas de PVC são uma excelente solução. Isto é consubstanciado por dados que confirmam a tendência de mudança na indústria de caixilharia, que opta cada vez mais por materiais que são naturalmente isolantes e que podem ser totalmente reciclados. Sistemas certificados como o sistema SYNEGO ou o sistema GENEO com fibra de vidro da REHAU permitem uma poupança de energia até 76% em comparação com os sistemas convencionais.

Por este motivo, cada vez mais setores consideram as janelas e portas como um dos pilares do desempenho energético de um edifício. Existem muitos benefícios que as janelas podem trazer à nossa vida diária, o retorno do investimento é totalmente garantido.

Porta de correr elevável SYNEGO, com redução do ruído até 45 dB
Porta de correr elevável SYNEGO, com redução do ruído até 45 dB