Janelas Eficientes: Mais conforto, mais poupança e valorização do património

13/03/2024
Janelas Eficientes: Mais conforto, mais poupança e valorização do património
Freepik.com

A substituição de janelas antigas (janelas sem corte térmico e com vidro simples) por janelas eficientes (caixilhos de alumínio com corte térmico, de madeira ou de PVC com vidro duplo isolante) é indispensável na reabilitação das habitações, porque aumenta o seu isolamento térmico e acústico e o seu conforto, contribuindo para melhorar a sua eficiência energética. 

O aumento do isolamento térmico das habitações, tem como consequência imediata a redução das perdas energéticas pela envolvente passiva do edifício (no qual as janelas é um elemento construtivo que pode dar maior contributo para o conforto), com a consequente redução dos consumos e da fatura com a energia de aquecimento (no Inverno) e a energia de arrefecimento (no Verão). De facto, a instalação de novas janelas eficientes pode representar uma poupança no consumo energético em cerca de 40%. 

A substituição de janelas antigas por novas janelas eficientes aumenta também o isolamento acústico das habitações, uma vez que é reforçada a barreira física que reduz a passagem de ar e ruído. A necessidade de melhorar o conforto acústico é ainda maior, no caso de habitações localizadas em zonas de muito tráfego rodoviário, aéreo ou ferroviário, representando um contributo igualmente importante para a melhoria da saúde dos ocupantes das habitações. 

Por outro lado, a instalação de janelas eficientes permite obter maior segurança antirroubo, devido à utilização de sistemas de ferragem, como fechos adicionais, vidros laminados mais resistentes à quebra, dobradiças reforçadas ou puxadores de segurança. Estes novos sistemas de ferragem não têm qualquer comparação com o simples trinco e fecho aplicados nas caixilharias antigas. Além disso, a instalação de janelas eficientes permite também optar por soluções de elevada segurança relativamente à abertura das mesmas por parte das crianças, evitando as quedas mortais em altura e proporcionando uma redução do risco de ferimentos graves, em caso de acidentes, e dos danos causados por eventos adversos, como tempestades, ventos fortes ou atos de vandalismo.

Com a instalação de janelas eficientes, além do contributo para a reabilitação energética e aumento da eficiência energética da habitação e/ou edifício, existe uma clara valorização patrimonial do imóvel, podendo subir de classe energética e uma evidente melhoria na qualidade de vida, bem-estar e saúde dos seus ocupantes.