Jardins Efanor: Matosinhos recebe investimento de €300M em habitação

22/11/2023
Jardins Efanor: Matosinhos recebe investimento de €300M em habitação

A zona da Senhora da Hora, em Matosinhos, vai ter 168 novos apartamentos, parte do novo condomínio residencial Jardins Efanor, resultado de um investimento de 300 milhões de euros da promotora Prédios Privados.

Situado próximo do NorteShopping ou da Porto Business School, o Jardins Efanor é composto por 7 lotes, num total de 100.000 metros quadrados de área bruta de construção acima do solo. Além do edifício Delfim Pereira da Costa, já concluído em 2010, tem agora dois novos conjuntos de apartamentos, o Natura e o Factory, que estão a ser comercializados pela Savills/Predibisa.

No edifício Natura, com 146 unidades T1 a T4, as tipologias T2 e T3 têm maior preponderância, por forma a dar resposta a um público-alvo principalmente caracterizado por famílias, mas também a investidores. O edifício está em fase de construção, e será entregue no terceiro trimestre do próximo ano.

Já o edifício Factory começa agora a ser construído. Com 22 apartamentos T0 e T1, as suas tipologias pretendem responder a um novo conceito de Loft moderno, com caráter jovem, seguindo uma estética industrial e minimalista moderna. Fica concluído em 2025.

O conjunto Jardins Efanor conta também com 30.000 metros quadrados de jardins privativos, lagos, jardim de ervas aromáticas, parque infantil e sala de condomínio.

19_R06_Efanor_L1_sala_cam_04b.jpg

Parque verde de 2 hectares envolve o condomínio 

O Jardins Efanor conta com um parque verde privado com cerca de dois hectares, e a relação dos edifícios com o mesmo é a premissa mais importante desta proposta. O objetivo é atrair as famílias que privilegiem e valorizem a vivência dos espaços exteriores.

Criado em tempo de pandemia e confinamento, o empreendimento foi pensado para que os edifícios “vivessem” ao máximo os espaços exteriores e da envolvente, respondendo a novas necessidades que surgiram no que diz respeito a habitações com mais espaços exteriores privados, que permitam o usufruto de um estilo de vida saudável.

Surge assim “um edifício transparente, assente na simplicidade da sua forma, onde a reflexão do espaço natural e a luz interior assumem centralidade na proposta”. Com terraços cobertos abertos para a paisagem, grandes envidraçados e varandas recuadas. Praticamente todos os apartamentos dos pisos térreos têm logradouros.

O projeto é assinado pelos arquitetos da Visioarq, que procuraram que o verde “entrasse” no lote o mais possível, tornando-o parte integrante da estrutura existente. A visão arquitetónica optou pela simplicidade e conforto como fio condutor da proposta dos acabamentos, nomeadamente com a utilização de madeira natural nos pavimentos interiores de quartos, salas e circulações, conjugada com a valorização da luz natural dos interiores, e a utilização de carpintarias lacadas de branco. No exterior, serão utilizados essencialmente 3 materiais (mármore branco, vidro e reboco branco).

“Viver em comunidade, com qualidade de vida”

“A principal motivação para este investimento foi acreditar, acima de tudo, no conceito de vida projetado para este terreno emblemático, que beneficia de uma localização excelente e única, face à proximidade da cidade do Porto”, recorda a Prédios Privados, em entrevista. “Acima de tudo conjugou-se diversos fatores para viver em comunidade com qualidade de vida, beneficiando de uma área verde incomum sem passar pelo contexto urbano”.

28_R06_Efanor_L1_quarto_cam_04c.jpg

40_R06_Efanor_L1_cozinhaT2_01a.jpg

Millennium bcp “está a ser fundamental” no projeto

Em todo o processo, “o Millennium bcp está a ser fundamental para o desenvolvimento desta promoção, como parceiro reconhecido na qualidade dos projetos em que se envolve e na segurança e credibilidade que transmite ao mercado”, afirma a promotora.

No futuro a Prédios Privados quer continuar a trabalhar em projetos de qualidade, preferencialmente na zona Norte de Portugal, “assegurando o máximo de qualidade de vida a quem opta por viver na cidade ou muito próximo dos principais centros urbanos”.