Jardins do Morgado: uma proposta de qualidade de vida e recuperação do património

28/02/2024
Jardins do Morgado: uma proposta de qualidade de vida e recuperação do património

Jardins do Morgado, é este o nome da mais recente aposta habitacional da promotora BWA / Converge Preferência em Setúbal. Um projeto de 6 milhões de euros que recupera a antiga Quinta de Aranguês, onde viveu o Morgado de Setúbal, no século XVIII.

O Jardins do Morgado situa-se no nº 9 da rua da Tebaida, no centro de Setúbal. A intervenção desenvolve-se num terreno de 3.500 metros quadrados, e inclui dois edifícios totalmente reabilitados e dois edifícios de construção nova, um dos quais incluído no condomínio, num total de 19 frações de tipologias T1 a T4, com varandas e terraços. A área bruta de construção total é de 3.000 metros quadrados. Este projeto inclui amenities como piscina exterior comum, ginásio, arrecadações, parqueamento interior e espaços exteriores, incluindo jardins comuns e privativos.

Destaca-se “pela sua abordagem à requalificação urbana, promovendo a preservação do patrimônio existente ao mesmo tempo que introduz elementos de modernidade e funcionalidade”, conta Guilherme D’Orey, Chairman da promotora BWA Group, em entrevista ao Público Imobiliário. “O conceito central é a harmonização entre o antigo e o contemporâneo, evidenciado pela reabilitação da casa apalaçada, e pela integração de arquitetura moderna em blocos adjacentes”.

1.1_Cozinha Sala_rev01.jpg

3.1_sala e cozinha ed3_rev01.jpg

O Jardins do Morgado foi pensado “para pessoas que procurem qualidade de vida, bem-estar e serenidade no interior da cidade, que queiram viver numa malha urbana, mas, em simultâneo, com conforto e tranquilidade, com todas as comodidades”. O projeto de arquitetura é assinado por João Pedro Falcão de Campos, em conjunto com a BWA / Converge Preferência. Guilherme D’Orey recorda que “teve como linha orientadora a recuperação da casa apalaçada existente, preservação das espécies arborícolas existentes e construção de corpos novos com uma arquitetura moderna, com varandas, prevalecendo a vivência exterior. O intuito não era fazer um projeto em massa, mas sim um projeto de qualidade e diferenciador, com menos área bruta de construção e mais qualidade para os futuros utilizadores”.

Como em todos os projetos da BWA /Converge Preferência, a sustentabilidade foi prioridade desde o início. “Foram promovidos todos os esforços para atingir a classificação energética mais eficiente”, nomeadamente o investimento no isolamento térmico, a instalação de painéis solares, uso de caixilharia com vidro duplo e corte térmico, ou instalação de ponto de ligação para carregamento de veículos elétricos.

Atualmente em fase final de construção, o Jardins do Morgado deverá ficar concluído em julho. As vendas estão a superar as expetativas da promotora. 5 frações já estão comercializadas, e todas deverão estar vendidas durante este ano.

0.3_exterior_rev01.jpg

Millennium bcp apoia este projeto 

Guilherme D’Orey recorda que “o papel do Millennium bcp foi de extrema importância para o desenvolvimento e progresso deste projeto”, desde as fases mais iniciais. Este apoio “foi fundamental para viabilizar a obra. A confiança depositada pelo banco na viabilidade e potencial do empreendimento não apenas facilitou a sua realização, mas também contribuiu para a promoção e sucesso do projeto junto ao mercado”.

Por outro lado, destaca que a parceria com este “aliado estratégico” também permitiu “condições atrativas para os futuros clientes, demonstrando o apoio integral do banco ao empreendimento”.

“Setúbal desempenha um papel crucial na mitigação dos problemas de habitação na região”

Para Guilherme D’Orey, Setúbal é “um ponto-chave” da Área Metropolitana de Lisboa, e “desempenha um papel crucial na mitigação dos problemas de habitação da região”. Isto porque “a oferta de habitação a preços atrativos, em comparação com Lisboa, representa uma oportunidade significativa para atrair residentes e investidores. A qualidade das habitações oferecidas neste projeto é um fator diferenciador, tornando Setúbal uma opção altamente atrativa para aqueles que buscam uma alternativa acessível à capital, sem comprometer a qualidade de vida”.

E completa que “ao estabelecer uma relação próxima com a CMS, destacando os aspetos únicos do empreendimento e implementando estratégias eficazes de marketing e promoção, conseguimos superar os desafios e alcançar um resultado de sucesso, tornando este projeto uma referência em Setúbal”.